neste sábado

Ocupação da Funarte tem programação com vários artistas mineiros

Fernanda Takai, Marina Machado e Érika Machado estão na programação deste sábado; também haverá a festa de música eletrônica Mastarplan

Sáb, 28/05/16 - 17h08

Completando quase duas semanas de ocupação, este sábado na Funarte MG Ocupada tem uma grande programação cultural. Entre as atrações do dia, haverá shows com a participação da cantora Fernanda Takai, Marina Machado e Érika Machado. O local foi ocupado no dia 15 de maio, inicialmente em repúdio ao presidente interino Michel Temer e ao fim do Ministério da Cultura. Mesmo com o retorno da pasta, eles mantiveram a ocupação, já que afirmam que o movimento não é apenas pelo MinC, mas principalmente para garantir que direitos não sejam perdidos.

A programação estava marcada para as 16h, e se estenderá durante todo o dia. Além do palco montado na arena da Funarte MG, a festa de musica eletrônica Masterp la n o também vai agitar o dia no Galpão 4 com o evento #ForaTênia. As atrações são gratuitas, mas os integrantes da ocupação pedem a contribuição com 1 kg de alimentos. A lista das principais demandas da cozinha da ocupação está divulgada em sua página no Facebook.

Assista a um trecho da apresentação da cantora Fernanda Takai na Funarte-MG Ocupada:

 

Além dos shows, também houve uma reunião para falar sobre as políticas públicas culturais. De acordo com a diretora de teatro Cida Falabella, que é uma das integrantes da ocupação, esse foi um debate muito importante, e a ideia é que se discuta, cada vez mais, a questão cultural. “É importante que façamos planos para o futuro. Estamos aqui firmes e fortes no 14º dia e com shows maravilhosos”. 

Desde o primeiro dia, a ocupação vem se mantendo com uma grande agenda cultural e os artistas da capital mineira tem se apresentado gratuitamente em apoio a causa. As ocupações de equipamentos do Ministério da Cultura se estendem por quase todo o país e cantores como Caetano Veloso, Otto e a mineira Juliana Perdigão também já se apresentaram em outras cidades.

A festa ainda está começando e a expectativa é de que o espaço fique cheio e que as pessoas conheçam a ocupação.

Entenda. Artistas e trabalhadores da cultura começaram uma série de ocupações em todo o país após o anúncio do presidente interino Michel Temer, de que iria acabar com o Ministério da Cultura e o transformar em uma secretaria, junto ao Ministério da Educação. Temer voltou atrás em sua decisão, quase uma semana depois do início das mobilizações. No entanto, a maioria das ocupações continuou resistindo e afirmam que não irão deixar os locais.

Em Minas Gerais, os militantes optaram por ocupar a Funarte, que é um dos espaços do MinC na capital.  Em nota, no início da semana passada, o movimento afirmou que não irá se desmobilizar e afirma não reconhecer o governo interino e seus ministérios. Até agora não há nenhuma ação de reintegração de posse ou negociações com o atual ministério.  


 

Programação:

28/05 - Sábado

14h- Reunião ampliada sobre políticas públicas culturais

15h - Shows: Fernanda Takai, Marina Machado, Érika Machado, Bia Nogueira, Pedro Morais e Yano.

18h: Festa - Ministério do Techno convoca: #ForaTênia - Masterp la n o

 

29/05 - Domingo

10h às 12h - Oficina: Performance e Tecnologias Subversivas com Christina Fornaciari

14h - Programação infantil: Brincadeiras com as crianças, Tagram, pipas, tinta guache, folhas, balões e lanches.

16h30 - Programação infantil: Show Aquático, com Ana Cristina

14h às 20h - Festa: DeSkaReggae Sound System + Chegada da Montadxs pela Democracia e Diversidade

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.