Novela

Pantanal: Quais atores da novela original já morreram

Cláudio Marzo, Sérgio Britto e Rômulo Arantes foram alguns dos artistas que deixaram saudades

Por Ana Clara Brant
Publicado em 11 de maio de 2022 | 10:04
 
 
Pantanal: Quem da novela original já morreu Foto: Reprodução/Manchete

O remake de Pantanal na Globo está bombando nas redes sociais, na audiência e tem feito muita gente se lembrar da versão original, que foi ao ar na extinta Rede Manchete em 1990. 

A trama de Benedito Ruy Barbosa, que se tornou um clássico da teledramaturgia, tinha um elenco de grandes nomes dos palcos, do cinema e da TV nacional. Alguns desses nomes, infelizmente, já nos deixaram, como o protagonista da trama dirigida por Jayme Monjardim. Cláudio Marzo, que interpretou Zé Leôncio na segunda fase e o Velho do Rio, Cláudio Marzo morreu no dia 22 de março de 2015, aos 74 anos, vítima de complicações pulmonares. Até hoje é considerado um dos grandes astros da nossa televisão.

Outro ator de Pantanal que morreu e precocemente é Rômulo Arantes. Ator e nadador, ele morreu após a queda de um ultraleve em 10 de junho de 2000, na cidade de Maripá de Minas, no interior de Minas. O acidente ocorreu dois dias antes de Arantes completar 43 anos.  Na novela original Rômulo interpretava o peão Levy.

O mordomo Zaqueu foi interpretado pelo ator paraense Jão Alberto Pinheiro. Ele morreu dois anos depois do fim da novela, em 9 de janeiro de 1992, no Rio de Janeiro (RJ), aos 31 anos. Foi vítima de câncer no fígado, meningite e pneumonia em decorrência da Aids. O personagem foi um dos mais queridos da trama de Benedito e nessa nova versão da Globo é interpretado por Silvero Pereira.

Outra grande perda foi a de um dos mais consagrados atores e diretores do país: Sérgio Britto. Ele interpretava Antero, pai de Madeleine e avô de Jove. Britto morreu em 17 de dezembro de 2011, aos 88 anos, devido a problemas cardiorrespiratórios.

Alguns nomes do elenco de Pantanal não estiveram na novela do início ao fim, só fizeram participações, mas nem por isso, deixaram de ter destaque. O ator Rubens Corrêa, que, aliás, era natural do Mato Grosso do Sul, onde foram gravadas boa parte das cenas da novela da Manchete, fez uma participação especial na pele de um deputado.  Ele tinha 64 anos quando morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 22 de janeiro de 1996. Consagrado ator e diretor de teatro, ele foi vítima de complicações da Aids.

Buza Ferraz foi outro que fez uma ponta na novela de Benedito Ruy Barbosa e morreu com apenas 59 nos no dia 3 de abril de 2010,  após sofrer três paradas respiratórias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Buza era o caminhoneiro Grego,  e atualmente está no ar na reprise de Páginas da Vida, no Viva.

Outro que fez uma participação especial foi Luiz Armando Queiroz, que no Pantanal da Manchete, fez um empresário carioca. O ator, nascido no Recife (PE),  morreu em 16 de maio de 1999, aos 54 anos, no Rio de Janeiro (RJ), em consequência de um câncer linfático. 

Oswaldo Loureiro, apesar de ter feito uma pontinha no começo da novela de 1990, deixou sua marca na pele de um taxista que decide dar um golpe em Zé Leôncio, mas acaba sendo surpreendido.  O ator e diretor morreu em 3 de fevereiro de 2018, aos 85 anos, em São Paulo (SP). À época, ele sofria de Alzheimer e estava longe da TV desde "A Lua Me Disse" (2005).