Gastronomia

Quarentena: Comida di Buteco lança opção delivery em BH a partir desta quinta

Devido à pandemia, festival foi remarcado para 10 de julho, mas criou uma ação especial para este período na capital mineira

Qui, 14/05/20 - 12h34
A partir desta quinta-feira (14), clientes de BH poderão pedir pratos do Comida di Buteco em casa | Foto: Beto Eterovick/Divulgação

Ouça a notícia

Todos os setores econômicos estão tendo de se reinventar para criar opções criativas de negócios, e com a gastronomia não é diferente. A partir desta quinta-feira (14), os belo-horizontinos, mesmo em isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, vão poder aproveitar as delícias do Comida di Buteco, que criou uma ação especial para a quarentena. Na capital mineira, 20 bares já foram selecionados e vão oferecer cinco opções de pratos ou petiscos, que ficarão disponíveis com exclusividade na plataforma 99Food. Esta é a primeira vez que os clientes têm a opção de pedir os quitutes por delivery – e, ainda, ganham uma batata-frita e um refrigerante.

Para receber os pratos em casa, basta clicar no banner de destaque no aplicativo e procurar os estabelecimentos com o selo do festival, que nasceu em BH há 20 anos e já se espalhou por outras 21 cidades brasileiras. Vale lembrar que o Comida di Buteco, devido à pandemia, foi remarcado para 10 de julho.

Até o momento, os participantes são (a lista ainda vai crescer): 222, Antônio Pé de Cana, Bar da Praça, Bar do Gil, Bar do João (São João Batista), Bar do Louro, Bar Du Du, Bar Mercado Central, Bar Pompéu, Boogie Oogie, Buteco's, Café Palhares, Cantim Noir, Cervejaria Pajé, Já To Inno, Leo da Quadra, Mulão, Recanto Vovó Tela, Tanganica Art Bar e Zé Bolacha.

A pandemia fez com que o Bar e Restaurante Pompeu, no bairro Itapoã, na região da Pampulha, tivesse uma queda de 90% no faturamento, a ponto de a proprietária Lilian Rodrigues dispensar temporariamente os funcionários e deixar somente a família tocando os negócios. Logo quando o prefeito Alexandre Kalil decretou o isolamento em BH, o estabelecimento começou a trabalhar com entregas e também a fazer delivery por aplicativos.

Assim que foi convidada pelo Comida di Buteco para participar do projeto, Lilian não titubeou e aceitou na hora. “Estamos nos adaptando, vamos nos acertando aos poucos. Com essa ação do Comida di Buteco, além de ser uma oportunidade de ter um ganho a mais nesse período e dar visibilidade ao bar. Estamos com esperança”, diz a empresária.

O Bar e Restaurante Pompeu já participou seis vezes do Comida di Buteco, a mais recente delas em 2019. Um dos pratos que o estabelecimento oferece no cardápio online é o Pitaco no Filé em Flocos (iscas de filé mignon empanadas no flocos de arroz, regadas ao molho de alho e cream cheese, com acompanhamento de batata rústica e molho agridoce de goiaba), que integrou o festival em 2017.

Ação solidária

O Brasil Restaurant Week também se movimentou nesse período de quarentena e criou, em Belo Horizonte, o projeto Delivery Solidário. Até dia 7 de junho, quem encomendar o menu RW (entrada, prato principal e sobremesa, no valor de R$ 53,90), acaba contribuindo com a doação de uma refeição para pessoas em situação vulnerável. O próprio estabelecimento ficará responsável por preparar e entregar os pratos.

Os pedidos podem ser feitos nos restaurantes (os contatos estão no site do Restaurant Week) ou em aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats – há também a opção de retirada do pedido nos próprios estabelecimentos. Os restaurantes participantes são: La Traviata, Verano, Omilia, 68 La Pizzaria, Maurizio Gallo, Nonna Carmella, Saatore Lourdes, Saatore Palmares e Saatore Pampulha.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.