Em BH

Imagem dos Povos 2013 exibe herança da diáspora africana e debate cooperação internacional

Uma das atrações culturais paralelas à Copa das Confederações, oitava edição da mostra internacional de cinema terá 50 filmes e homenagem ao ator e cineasta Zózimo Bulbul, entre 15 e 30 de junho

Por Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2013 | 13:47
 
 
Poster do filme 'A República di Mininus', que será exibido no Imagem dos Povos 2013 em BH Divulgação

Belo Horizonte ganha, na segunda quinzena de junho, uma chance para enxergar os efeitos da diáspora africana sobre a cultura global. Em sua oitava edição, a mostra internacional de cinema Imagem dos Povos volta o foco para a produção audiovisual contemporânea de matriz afrodescendente, com a exibição de 50 filmes de diferentes formatos, linguagens e origens.

Com apoio da Belotur, o Imagem dos Povos 2013 integra as ações da programação cultural paralela à Copa das Confederações. Este ano, o evento será realizado em dois espaços da capital mineira, de 15 a 30 de junho: o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Ícone do cinema brasileiro nos anos 60, o ator e cineasta Zózimo Bulbul, morto em janeiro, receberá homenagem especial na noite de abertura. À frente de papéis de destaque em clássicos como “Cinco Vezes Favela” (1962), “Ganga Zumba” (1963) e “Terra em Transe” (1967), Bulbul foi o primeiro ator negro a protagonizar uma novela (“Vidas em Conflito”, na TV Excelsior) no Brasil.

Com presença da viúva do homenageado, Biza Viana, e do presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, a cerimônia prevê a exibição do curta-metragem “Alma no Olho” (1973), dirigido por BulBul (com trilha original assinada por John Coltrane), e a apresentação de uma coreografia de Rui Moreira criada para a ocasião.

A noite reserva também a estreia do longa “FAN do Brasil”, de Steve e Stèphanie James, coprodução entre Guadalupe e Brasil, a partir de uma parceria entre Shaktis Produtions e T'AI Criação e Produção (realizadora do Imagem dos Povos), com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

A partir de um diálogo com o dançarino e coreógrafo Rui Moreira, diretor-artístico do Festival de Arte Negra (o FAN), o documentário discute a adoção de ações afirmativas voltadas para a população negra e celebra a contribuição afrodescendente ao desenvolvimento cultural e econômico do país, em um processo permanente de busca de identidade, similar ao vivido no contexto caribenho.

Esta edição marca o lançamento em Minas Gerais de “Raça”, novo filme de Joel Zito Araújo, co-dirigido por Megan Mylan. Entre as atrações internacionais, merece destaque a primeira retrospectiva brasileira do cineasta e ativista político haitiano Raoul Peck, ministro da cultura em seu país na década de 1990, com uma seleção de filmes (em 35mm) assinada pela Cinemateca Francesa.

Serviço
Imagem dos Povos – Mostra Internacional de Cinema. Exibição de 50filmes, com sessões comentadas, debates e workshops.
Quando: 15 a 30 de junho
Onde: 15 a 30 de junho
             Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro)              
             25 a 27 de junho
             Memorial Minas Gerais - Vale (Pça. da Liberdade, s/nº, esquina com R. Gonçalves Dias - Savassi)
Quanto: Programação gratuita
www.imagemdospovos.com.br