Cultura

Savassi recebe shows musicais e chefs de cozinha no próximo domingo

Quando. Domingo, das 11h às 19h | Onde. Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi) | Quanto. Entrada gratuita

Por Rafael Rocha
Publicado em 02 de maio de 2019 | 03:00
 
 
O compositor Wagner Tiso comemora seus 60 anos de carreira Sesc-SP/Divulgação

O próximo domingo (5) será de banquete gastronômico e musical para o público de Belo Horizonte. Na ocasião, o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi, recebe a primeira edição do Made in Minas Gerais. O evento coloca música e gastronomia no mesmo cardápio e exibe em sua programação cultural uma apresentação de Wagner Tiso, como parte integrante das celebrações de 60 anos de carreira do pianista e arranjador. A entrada é gratuita.

O pianista sobe ao palco acompanhado dos músicos Nivaldo Ornelas e Juarez Moreira, parceiros de longa data. Em revezamento, os artistas interpretam temas que marcaram suas estradas, como 'Choro de Mãe', 'Coração de Estudante', 'Matança do Porco', entre outras.

Enquanto os tons instrumentais são interpretados pelos craques da música, os notáveis das panelas colocam à venda pratos tipicamente mineiros preparados por sete restaurantes, com preços que variam entre R$ 26 e R$ 34. Nesse saboroso menu aparecem receitas como leitão à pururuca, arroz com pequi, frango ao molho pardo e costelinha à mineira.

“Em BH temos festa de vários países, mas queríamos fazer algo genuinamente mineiro, sem essa de releituras”, informa Jordane Macedo, idealizador do evento.

Segundo ele, a intenção do evento é reunir representantes de vários cantos de Minas Gerais em plena Savassi, por isso os chefs convidados vêm de cidades diferentes, como Leonard Espíndola (Montes Claros), Daniela Melo (Uberlândia), Luiz Ney (Tiradentes) e Janaína Resende (Furnas).

O público vai poder escolher o melhor prato do dia, e o escolhido será premiado com o troféu Dona Lucinha, uma homenagem da feira a uma das mais importantes cozinheiras de Minas Gerais, falecida no último dia 9 de abril.

Outras atividades recheiam a programação, como o lançamento de cerveja e café especial, venda de queijos, doces e cachaças.

O domingo será de aprendizado para quem quiser conferir algumas palestras: Ana Beloto vai falar sobre os azeites mineiros; o sommelier de água Rodrigo Rezende vai abordar os diferentes tipos de águas minerais; e o barista Felipe Brazza vai explicar sobre como preparar o melhor café em casa.

Os planos do pianista

A apresentação musical é um dos pratos principais do evento, que pretende atrair durante todo o dia cerca de 10 mil pessoas, segundo a organização. Wagner Tiso, principal nome do cardápio musical, demonstra entusiasmo com a apresentação, que integra uma série de iniciativas em referência ao aniversário de 60 anos de sua trajetória artística.

“Vamos apresentar um punhado de nossas músicas e vamos revezando, uns tocando as músicas dos outros”, adianta o pianista.

A tranquilidade é fruto de uma sintonia já conhecida entre o trio. “Conheço o Nivaldo desde os anos 60, depois tivemos o Som Imaginário. Com o Juarez eu fiz várias turnês desde os anos 70. Sempre olhamos um para o outro com respeito”, revela o compositor.

Parceiro e arranjador de grandes nomes da música brasileira nas últimas décadas – entre eles Cauby Peixoto, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil –, o mineiro de Três Pontas quer mesmo é ficar no palco, especialmente ao lado de orquestras. “Já fiz muitos desses concertos sinfônicos, fiz com a Sinfônica de Minas Gerais, fiz com a Nana Caymmi e com a Gal Costa. Tenho várias formações, e não me falta repertório. Quero mostrar tudo o que gosto de fazer”, diz.

Entretanto, entrar em estúdio não está nos planos por enquanto. “Eu já não gosto mais de fazer disco. O que quero agora é lançar meu song book com partituras das minhas músicas. Tenho que tirar a preguiça de lado, devo isso a mim mesmo”, promete o pianista. Uma nova edição de seu Festival Internacional de Piano também é prevista para acontecer novamente na capital mineira ainda em 2019.

O cardápio

Pão com linguiça do restaurante Xapuri
Leitão à pururuca da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes
Arroz com galinha d’angola do restaurante Tragaluz, em Tiradentes
Arroz com pequi da Cantina do Léo, em Montes Claros
Frango ao molho pardo do Maria das Tranças
Costelinha à mineira do restaurante Terra Brasilis, em Uberlândia
Tilápia do restaurante Pier Terramare, em Furnas 

Programe-se

O quê. Made in Minas Gerais
Quando. Domingo (5), das 11h às 19h.
Onde. Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), na capital.
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos no site www.sympla.com.br. A doação de 1 kg de alimento é opcional.