Vale a pena

Série Bastidores, do Inhotim, mostra restauro do Magic Square, de Oiticica

O vídeo acompanha todas as etapas de restauro do site-specific e traz depoimentos da equipe técnica do instituto

Sáb, 20/02/21 - 10h42
A obra já havia passado por um processo semelhante de restauro em 2013, mas um novo foi necessário porque ela fica muito exposta às condições climáticas | Foto: Brendon Campos/DIvulgação Inhotim

Um episódio especial da série Bastidores, do Inhotim, entra no ar neste sábado (20), às 11h. A ideia é desvendar o restauro de uma das obras mais icônicas do local: Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, mais conhecida como Magic Square. O vídeo acompanha todas as etapas de restauro do site-specific e traz depoimentos da equipe técnica do Inhotim.

Vale dizer que foi a segunda vez que a obra foi restaurada. Houve um processo semelhante em 2013, e um novo restauro foi necessário porque a obra fica muito exposta às condições climáticas. As instruções que Oiticica deixou ainda em vida para a construção/restauro de suas obras são extremamente específicas e peculiares, incluindo materiais como vassouras de pelos em vez de pincéis e rolos de pintura. Todo o procedimento levou quatro meses (agosto a novembro de 2020) e aconteceu no período em que o Inhotim estava fechado à visitação devido à pandemia de Covid-19. Agora, os visitantes já podem ver e, literalmente, entrar no Magic Square novamente.

A série Bastidores e outras produções do Inhotim estão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram. Pessoalmente, é possívelver o Magic Square no Inhotim às sextas (9h30 às 16h30), sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30). Lembrando que é preciso retirar ingressos antecipadamente on-line via Sympla.

Ingressos Inhotim
Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22

Na última sexta-feira de cada mês (exceto em feriados) a entrada é gratuita. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.