Online

Sesc Palladium estreia série de vídeos sobre arte e cotidiano nesta sexta-feira

Projeto Desvie-se é inspirado na mostra ‘2010/2020: Um Panorama da Arte Urbana em Belo Horizonte’

Por Da redação
Publicado em 12 de fevereiro de 2021 | 14:12
 
 
Sesc Palladium/Divulgação

Uma série de vídeos que misturam música, dança, poesia e artes visuais e incentivam o debate e novos olhares sobre as obras e os temas do cotidiano. Essa é a proposta do projeto Desvie-se, iniciativa do Sesc Palladium que estreia nesta sexta-feira (12) no perfil do espaço cultural no Instagram. Em fevereiro, as produções serão divulgadas sempre às sextas-feiras, mas o projeto continua até maio.

A proposta é inspirada nas obras da mostra “2010/2020: Um Panorama da Arte Urbana em Belo Horizonte”, que reúne 13 obras de artistas urbanos locais, entre eles Criola, Comum, Clara Valente, Thiago Alvim, Goma e Raquel Bolinho, e pode ser visitada presencialmente até abril (confira os detalhes no fim da matéria), e provoca o público a debater e trazer novos olhares para temas do cotidiano, como o uso de máscaras e os grafites nos muros da cidade.

“A série Desvie-se é muito mais do que vídeos explicativos sobre as obras da exposição, ela propõe uma travessia entre o presencial e o virtual, criando confluências entre curadoria, artistas, propostas educativas e públicos diversos. É a potência da mediação cultural feita em formato audiovisual”, explica Amanda Moreira, analista de serviços sociais do Sesc Palladium.

Confira a programação do Desvie-se em fevereiro:

12/02 (Sexta-feira) - Desvie-se pela música: como a mediação é composta por várias referências, dentre elas, a música, instrutores da Orquestra de Câmara Sesc e do Coral Jovem Sesc promovem um encontro entre artes visuais e música ao executarem uma composição de Cláudio Franco de Sá Santoro junto à obra “Cena com onça preta”, de Gabriel Dias.

19/02 (Sexta-feira) - Desvie-se, mas de máscara!: inspirada pela obra “Tristeza”, de Nilo Zack, a educadora Thâmara Mazur convida o público a uma imersão experimental sobre mascaramentos. Além das máscaras de proteção que nos vimos obrigados a inserir em nosso dia a dia, quais outras são possíveis construir e criar, com objetos inusitados?

26/02 (Sexta-feira) - Desvie-se poeticamente: a partir da obra “Quartos de palcos”, de Clara Valente, Thâmara Mazur levanta possíveis reflexões entre o desenho e a poesia, para criar elos entre palavra e obra. Uma poesia escrita pela mediadora, se mescla aos desenhos em vidros e os estende como uma possibilidade de intervenção direta na cidade.

Exposição “2010/2020: Um Panorama da Arte Urbana em Belo Horizonte”

Quando: até 25 de abril, de terça a domingo, das 11h às 21h

Onde: Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Ingressos: Gratuito