'Falas Negras'

Taís Araújo sobre viver Marielle Franco: 'Ela tinha tanto a dizer e a fazer'

Atriz participa do especial que a Globo exibe nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, que traz à luz as questões raciais

Sex, 20/11/20 - 06h30
Taís Araújo foi convidada pela autora Manuela Dias para interpretar Marielle Franco no especial 'Falas Negras' | Foto: Victor Pollak/Globo

Um dos destaques de “Falas Negras” - especial da Globo que vai ao ar nesta sexta-feira (2) e debate as questões raciais - e que vem repercutindo nas redes sociais, antes mesmo da exibição do, é o relato de Marielle Franco. Coube à atriz Taís Araújo interpretar a ativista e vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em 2018. A caracterização da artista chamou atenção devido à semelhança com Marielle. O convite para o trabalho partiu da autora Manuela Dias. 

“Eu fiquei muito emocionada com o convite porque a Marielle significa muito para mim, em muitos lugares. Eu fiquei muito feliz! É uma personagem muito importante para a história recente no Brasil. Eu senti vontade de ter conhecido mais a Marielle. Me deu esse desejo de falar ‘meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução?’. Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer”, revelou Taís, que comemorou ser dirigida pelo marido, Lázaro Ramos, nesse projeto.

A atriz, que também se tornou uma voz forte em defesa da igualdade racial e social, destacou a importância do especial. Entretanto, ela acredita que não houve um avanço no país na questão do racismo. “Eu acho que tem uma conversa que saiu de dentro dos movimentos e foi para as ruas.A sociedade civil está discutindo o assunto do racismo no Brasil. O Brasil, inclusive, era tido como um país não racista, o que é uma grande mentira. Então, eu acho que a gente tem um avanço nesse sentido, de que a sociedade civil está discutindo o assunto. Agora, avanço propriamente dito de qualidade de vida para a população negra, não”, afirmou.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.