Denúncia

Travestis são vítimas de homofobia no CCBB antes de show

Espaço pediu desculpa e disse que irá orientar funcionários para que isso não aconteça mais; show que aconteceria em seguida tem duas cantoras trans entre os integrantes

Sex, 31/03/17 - 15h32

Pouco antes do show da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que tem entre os integrantes duas cantoras trans, na noite dessa quinta-feira (31) no CCBB em Belo Horizonte, duas travestis foram abordadas por funcionários da instituição dentro do banheiro feminino.

As travestis são alunas do TransVest, que oferece gratuitamente para travestis e trans cursos de pré-Enem, supletivo, libras, idiomas, artes e artesanatos. A ONG foi inclusive reverenciada pelas cantoras no palco durante o show.

Segundo relato do TransVest, as alunas foram perguntadas várias vezes pelos funcionários se estavam no banheiro certo e que poderiam constranger outras usuárias.

Veja o relato:

Carregando...

O CCBB respondeu ao post da ONG no Facebook dizendo que "o Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte" repudia toda abordagem que possa, de alguma maneira, constranger os visitantes. Através da programação, o espaço vem promovendo a diversidade, e espera que isso contribua para pluralizar o público. O CCBB abraça a diversidade e orientará toda a sua equipe para que outros episódios como este não se repitam. Desculpamo-nos pelo ocorrido em nosso espaço. O CCBB, pelo Programa Educativo, promoverá ações informativas para os funcionários e público visitante. O espaço se coloca à disposição para que o TransVest e outros grupos nos auxiliem neste trabalho de conscientização. Enfatizamos que medidas serão tomadas e estamos de portas abertas para receber todos os públicos".

Uma abordagem semelhante aconteceu no CCBB do Rio de Janeiro no fim do ano passado quando um casal de mulheres também foi vítima de homofobia no espaço. Na ocasião o namorado de uma funcionária da instituição escreveu "fora lésbicas" em um painel interativo de uma exposição.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.