Exemplo

Savassi Criativa traz qualidade de vida para a região

PUBLICADO EM 29/11/15 - 02h00
A cidade precisa de meios e artifícios para estar se reinventando sempre. Um desses mecanismos, inclusive amplamente citado pela palestrante Ana Carla Fonseca no seminário BH Melhor para Viver, é usar o talento criativo das pessoas para se adaptar à realidade atual e se beneficiar das novas oportunidades. Um ótimo exemplo dentro de Belo Horizonte é o Savassi Criativa, projeto que, desde o ano passado, gera mobilização social visando o bem-estar coletivo e o desenvolvimento territorial sustentável. 
 
Segundo o presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Savassi (AMAS) e da Savassi Criativa, Nelson Galizzi, o primeiro passo foi demarcar o território para, assim, facilitar o envolvimento das pessoas de forma que elas entendam o espaço em que estão inseridas. “É por meio desse mapeamento que podemos chegar a uma base ideológica que promova o desenvolvimento humano pessoal e social”, explicou. Galizzi ainda frisa que a intenção é alcançar o FIB (Felicidade Interna Bruta). “O objetivo de todos nós é sermos felizes. Baseamos nisso para focar aonde queremos ir, porque o objetivo maior é implantar essa felicidade, esse bem-estar, na Savassi”, completou.
 
Na prática, é preciso envolver as pessoas, as instituições e o comércio da região para valorizar o local em que estão inseridos. 
 
Segundo Galizzi, para trazer qualidade de vida para quem vai ou está na Savassi, são desenvolvidas ações locais para divulgar o projeto e, assim, facilitar o envolvimento dos moradores e comerciantes. “Rua Junina, Cãocaminha, feiras, Ruas da Primavera, ações de street art, tudo isso faz parte de um plano de ação para atingir um único objetivo: o desenvolvimento humano, social e comercial”, concluiu.