ONDA DE PROTESTOS

Movimento reúne pichações e arte contra a Copa do Mundo no Brasil

Criada no Facebook há pouco mais de um mês, página ironiza Ronaldo, Dilma e tropas de choque, e até 'projeta' a morte do Fuleco

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 02 de junho de 2014 | 10:10
 
 
Entre as mais populares da página, está a reprodução do atropelamento de Fuleco Foto: Movimento Anti-Copa/Reprodução

À medida que a Copa do Mundo vai se aproximando, crescem os protestos e manifestações nas ruas do Brasil. Os movimentos contra a realização do Mundial no país, que no ano passado levaram milhares a se manifestarem durante a Copa das Confederações, segue ganhando adeptos também na internet. Há pouco mais de um mês, a página Movimento Anti-Copa de Decoração de Ruas foi criada no Facebook e hoje tem mais de 15 mil curtidas.

Entre as pichações que pedem a retirada da Fifa do Brasil, há grafites que ironizam Ronaldo Fenômeno, Dilma Rousseff e a polícia de choque, além de bandeiras “de luto”. Os usuários apostam até em imagens mais fortes que retratam a morte do Fuleco, símbolo da competição, de diversas maneiras para protestar.

Uma das imagens mais populares é aquela na qual o tatu-bola é “atropelado”. Outras publicações são mais sutis e trazem ironicamente as logos das patrocinadoras oficiais e dos atletas da seleção brasileira.

Embalados pela consciência social, os manifestantes criticam principalmente o tratamento violento da polícia contra os protestantes e a falta de estrutura em termos de hospital, educação e até condições de moradia dos brasileiros enquanto se gasta muito com estádios e maneiras de "maquiar" o país para receber estrangeiros.