Candidato ao governo

Deputado constituinte, Pimenta da Veiga foi ministro de FHC

Nome do PSDB ao Palácio Tiradentes é fundador da legenda no final da década de 80

PUBLICADO EM 21/07/14 - 05h00
Ex-ministro e advogado, o tucano João Pimenta da Veiga Filho, candidato do PSDB ao governo de Minas, nasceu em Belo Horizonte no dia 2 de julho de 1947.
O ingresso na vida pública se deu em 1978, quando Pimenta da Veiga foi eleito deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro, que depois se transformaria no PMDB. Quatro anos mais tarde, o parlamentar seria eleito para seu segundo mandato na Câmara Federal.
Com a terceira eleição em 1986, tornou-se deputado constituinte, ajudando a produzir a Carta Magna da República brasileira, que foi promulgada em 1988.Naquele ano, tornou-se um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Já nos quadros tucanos, Pimenta da Veiga tornou-se prefeito de Belo Horizonte em 1989. Dois anos depois, assumiu a vice-presidência do PSDB. Em 1994, passou a ser presidente do partido.
No memso ano em que assumiu o comando da legenda, Pimenta da Veiga conquistou mais um mandato de deputado federal por Minas Gerais. Seria reeleito quatro anos depois, em 1998, mas não assumiu a função. Isso pelo fato de ter se tornado ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), após a morte de Sérgio Motta. Permaneceu no cargo até o último ano de mandato de FHC.
Após um período longe das disputas eleitorais, Pimenta de Veiga foi escolhido por Aécio Neves para ser o candidato do PSDB ao governo de Minas em 2014, no ano em que o padrinho tenta chegar à Presidência.