Candidato a governador

Tarcísio passou 46 anos no PMDB e foi prefeito por três vezes

Nome do PSB ao Palácio Tiradentes chefiou o DNER (hoje, Dnit) e foi presidente da AMM

PUBLICADO EM 21/07/14 - 05h00
Escolhido nos últimos dias do prazo para a definição das candidaturas, Raimundo Tarcísio Delgado nasceu no dia 4 de outubro de 1935, no distrito de Torreões, próximo a  Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Advogado, o hoje candidato do PSB ao governo de Minas começou sua trajetória política em 1967, quando tornou-se vereador em Juiz de Fora pelo Movimento Democrático Brasileiro, que depois daria origem ao PMDB.
Em 1971, Tarcísio Delgado conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela mesma legenda, tornando-se deputado federal quatro anos mais tarde.
O primeiro cargo no Executivo foi conquistado em 1982. No início do ano seguinte, ele tomou posse como prefeito de Juiz de Fora, permanecendo no cargo até 1988.
Tarcísio ainda foi eleito deputado federal por Minas Gerais mais uma vez, em 1990 e, no ano seguinte, assumiu como secretário de Estado de Ação Social do governo de Minas Gerais.
Em 1995, Tarcísio assumiu a função de diretor geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Um ano depois, voltaria se candidata à Prefeitura de Juiz de Fora, vencendo o pleito de 1996.
Dois anos após retornar ao posto de chefe do Executivo da cidade da Zona da Mata, foi escolhido para comandar a Associação Mineira dos Municípios (AMM). Em 2000, conquistou seu terceiro mandato como prefeito de Juiz de Fora.
Em 2014, após uma intensa discussão sobre o apoio da legenda ao governo de Minas, Tarcísio Delgado, que havia trocado o PMDB pelo partido após 46 anos de militância, foi escolhido como o nome socialista ao Palácio Tiradentes.