Meio ambiente

Ações de preservação serão mantidas, afirma Pimentel

De acordo com o governador, a preocupação ambiental é um compromisso que envolve todo o governo

Programa Plantando o Futuro assegurou, até julho, o plantio de 3,5 milhões de mudas, segundo assessoria | Foto: João Godinho - 9.6.2016
PUBLICADO EM 25/09/18 - 03h00

O candidato à reeleição Fernando Pimentel (PT) afirmou, por meio da assessoria de imprensa da coligação Do Lado do Povo, que a preservação do meio ambiente vai continuar sendo prioridade, caso ele seja eleito no pleito de outubro. De acordo com Pimentel, essa preocupação ambiental em sua administração é um compromisso que envolve todo o governo, que conta com o “eficiente” trabalho da Secretaria do Meio Ambiente e de outros órgãos do Estado.

“As ações que desenvolvemos para a preservação dos nossos rios, das nossas nascentes e das nossas matas envolvem vários órgãos da administração pública, em um formato como nunca se viu em Minas Gerais. Na minha gestão, a questão ambiental é prioridade de todo o governo. Tem sido assim desde 2015 e vai continuar sendo no próximo mandato”, disse Pimentel.

Segundo a assessoria de imprensa da coligação petista, na gestão de Fernando Pimentel foi criado o programa Plantando o Futuro, que contempla todos os territórios de desenvolvimento do Estado, com ações de produção e plantio de mudas nativas de cada região. O objetivo do programa é garantir a recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas degradadas. De acordo com o texto, até julho de 2018, o programa assegurou o plantio de 3,5 milhões de mudas.

“Há outras 3 milhões de mudas em 11 viveiros espalhados pelo Estado, operados por parceiros, como Instituto Terra, Grupo Dispersores, Instituto Espinhaço e Centro de Formação Francisca Veras, entre outros”, contou Pimentel à reportagem de O TEMPO.

Ainda de acordo com a assessoria, o Plantando o Futuro é exemplo do caráter integrado do governo Pimentel na área ambiental, uma vez que o programa é financiado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e tem ações apoiadas também pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Aperfeiçoamento

Vanguarda. O atual governador de Minas e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), declarou, por meio da assessoria de imprensa da coligação Do Lado do Povo, que a modernização e o aperfeiçoamento da legislação de gestão ambiental recolocaram Minas Gerais na vanguarda no Brasil.

Passivos. Segundo ele, a situação da área ambiental no início de seu governo era caótica, com passivos históricos no licenciamento, o que retardava investimentos e reduzia a qualidade da preservação ambiental. O governador contou que em 2017, pela primeira vez, foram analisados e decididos mais processos do que entraram, começando a redução do passivo herdado pela gestão petista.

Processos. “Por meio do diálogo com toda a sociedade, a revisão das normas de licenciamento ambiental permitiu incorporar fatores locacionais na definição da modalidade de licenciamento, simplificando esse processo para áreas de baixa relevância ambiental e empreendimentos de baixo impacto”, afirmou.