Eleições 2018

Anastasia aposta no voto das mulheres para vencer disputa

Ações para o público feminino têm sido abordadas durante o horário eleitoral

Apoio. Bem posicionado nas pesquisas, Anastasia tem usado eventos e atos para pedir votos para o presidenciável Geraldo Alckmin | Foto: Hugo Cordeiro/divulgação
PUBLICADO EM 25/09/18 - 03h00

Em busca do voto do eleitorado feminino, o candidato ao governo de Minas Gerais senador Antonio Anastasia (PSDB) tem abordado em seus programas eleitorais no rádio e na televisão questões que referem-se a esse público. A estratégia de campanha é justificada pelas pesquisas de intenções de voto mais recentes, que mostram que, faltando menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição, as mulheres ainda não decidiram em quem votar.

Um membro da equipe do tucano conta que o cenário nacional também se replica no Estado. Um exemplo utilizado por ele foi o levantamento Datafolha, divulgado na última quinta-feira. A pesquisa revela que, para cada homem sem candidato, há duas mulheres na mesma situação. Ao serem questionadas, de forma espontânea, em quem vão votar para presidente da República, 38% das eleitoras do sexo feminino disseram ainda não saber, e 13% delas afirmaram que vão votar em nulo ou branco, somando 51% dos votos.

Em busca dessa parcela do eleitorado, Anastasia tem focado a sua campanha em mostrar que, durante a época em que foi governador de Minas Gerais, foram implantadas políticas públicas para as mulheres que, posteriormente, foram descontinuadas ou reduzidas pelo atual governador, Fernando Pimentel (PT).

“Hoje, hospitais inacabados, maternidades paralisadas e programas como o Mães de Minas e a Mamografia Móvel, de prevenção ao câncer, foram interrompidos ou muito reduzidos. Um desrespeito com todas as mulheres mineiras. No meu governo, esses programas serão retomados. A saúde, a segurança, a educação dos filhos, a formação profissional e a igualdade no mercado de trabalho são temas importantes para as mulheres e também para toda a sociedade”, diz o tucano em uma das propagandas eleitorais.

Segundo um interlocutor ligado à coligação do candidato do PSDB, esse tipo de programa está sendo veiculado por dois motivos principais, que foram embasados em levantamentos internos. “Em todas as reuniões, Anastasia destacava políticas públicas do governo que foram feitas para as mulheres. E como o público feminino foi priorizado no governo dele, vimos que o discurso é bem recebido por elas. O segundo fator é que identificamos que, do número de eleitoras indecisas, a maioria mostra que tem tendência em votar nele”, explicou o político.

Futuro. Para os próximos materiais de campanha, Anastasia deve tratar do que pretende fazer em Minas se for eleito. Na fala, o senador vai focar o discurso de que pretende retornar o básico no Estado, com o pagamento do salário do funcionalismo público feito integralmente no quinto dia útil e a regularização dos repasses constitucionais para as prefeituras.

Além disso, o senador tucano deve afirmar que é preciso cortar excessos na máquina pública e fazer parcerias entre setores da iniciativa privada e a sociedade. “As pessoas já entenderam que o senador entregou o Estado para Pimentel em pleno funcionamento e que agora ele vai tratar de que medidas vão ser implementadas para reconstruir Minas”, afirmou a fonte.

 

No Sul de Minas, tucano pede votos para Geraldo Alckmin

O senador Antonio Anastasia (PSDB) cumpriu nesta segunda-feira (24) agenda com apoiadores em Alfenas, Passos, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé, cidades do Sul de Minas Gerais. Nesse último município, o candidato ao governo do Estado esteve acompanhado do presidenciável tucano, Geraldo Alckmin.

O postulante ao Palácio do Planalto intensificou as viagens no Estado, segundo maior colégio eleitoral do país, em busca de votos para alavancar nas pesquisas, em que aparece estacionado. Nos eventos, Anastasia tem aproveitado para reforçar o pedido para o presidenciável.

“Geraldo é um homem experimentado, preparado e equilibrado. O Brasil precisa de paz nesse momento, e nós temos que fugir do ódio. A eleição nacional decidirá o futuro do país, inclusive de Minas Gerais”, afirmou Anastasia.

Interior

Compromissos. Na reta final de campanha eleitoral ao governo de Minas Gerais, o senador Antonio Anastasia (PSDB) continua cumprindo agenda pelo interior do Estado para reforçar uma das principais bandeiras dele durante esse período: as pautas municipalistas.

Municípios. Nesta terça-feira (25), o candidato ao Palácio da Liberdade continua um giro pelo Sul de Minas. Pela manhã, o tucano estará em Três Pontas para se reunir com lideranças. Durante a tarde, ele participa de encontro com apoiadores em Boa Esperança e, depois desembarca em Lavras. No fim da noite, Anastasia volta para a capital mineira.