Caça-Fake

Professor não expulsou aluna por apoio a Jair Bolsonaro

São falsas as informações contidas num vídeo que circulou nas redes sociais dizendo que uma estudante teria sido colocada para fora da sala por usar camisa do candidato do PSL

Vídeo que aparece o professor irritado com aluna é de 2015 e foi motivado por uso de celular em sala de aula | Foto: Reprodução vídeo
PUBLICADO EM 15/08/18 - 09h21

Um vídeo em que um professor de história grita com uma aluna em sala de aula, devido a uma suposta manifestação política, circulou nas redes sociais nos últimos dias. A ação é justificada na mensagem que acompanha a gravação. A postagem diz que o professor teria gritado e expulsado a aluna da sala de aula porque ela estaria utilizando uma camisa em apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). 

No vídeo, não é possível ver a blusa da aluna, entretanto o professor aparece muito exaltado. Aos gritos, ele diz que ela “tem que aprender a ter vergonha na cara” e pede que “respeite os outros”. Após checagem do Caça-Fake, foi constatado que as informações são falsas. A gravação, na verdade, é parte de uma reportagem da TV Gazeta, de Guarapari, no Espírito Santo, filiada à Rede Globo. A matéria foi exibida em fevereiro de 2015. 

Segundo a reportagem, o professor Loren José Guimarães se irritou após a aluna utilizar celular durante a aula. O caso ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello. Na época, o vídeo se espalhou rapidamente pelas redes sociais, e a reação do professor gerou um debate entre alunos, pais e professores.