Caça-Fake

Suposto áudio de Jair Bolsonaro reclamando do hospital é falso

A gravação supostamente mostra uma conversa entre o candidato e seu filho Eduardo

PUBLICADO EM 21/09/18 - 03h00

Um suposto áudio do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro (PSL), circulou nos últimos dias pelo WhatsApp. O deputado está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, recuperando-se da facada que levou no dia 6 de setembro, durante evento em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e a gravação supostamente mostra uma conversa entre o candidato e seu filho Eduardo Bolsonaro.

Nela, o postulante ao Planalto estaria muito irritado e reclamando de estar tanto tempo internado. “Não aguento mais isso aqui. Eu tô enfiado há uma semana nessa merda. Como que eu vou ganhar essa eleição se eu estou aqui dentro? Me diz, me diz, Eduardo? Como eu vou ganhar a eleição se eu estou aqui dentro?”, questiona a voz na gravação, bastante irritada.

Em outro trecho, ainda mais polêmico, o filho teria pedido que ele falasse baixo e o candidato teria xingado uma enfermeira do hospital. “Tá com medo de quê? Daquela enfermeira ouvir? Aquela p... vagabunda. Não aguento mais isso. Nem pra tirar a injeção essa p... sabe”, teria dito. Entretanto, o áudio é falso.

A voz, de fato, é bastante parecida com a de Bolsonaro, porém alguns detalhes evidenciam que não se trata dele. Na gravação, a voz tem um sotaque paulista, enquanto, na verdade, Bolsonaro possui sotaque carioca.

Na transmissão ao vivo que o candidato fez em seu Facebook, no último domingo, também é possível perceber que ainda está com a voz embargada. Para completar, seu filho Carlos Bolsonaro comentou o assunto no Twitter. “A mais nova fake news com um áudio em que dizem ser Bolsonaro reclamando no hospital. O negócio é mais malfeito do que dizer que socialismo e liberdade andam juntos!”, disse.