Caça-Fake

Vídeo de candidato a vice na chapa de João Amoêdo elogiando Bolsonaro é montagem

Um vídeo com uma suposta fala de Cristian Lohbauer repercutiu negativamente entre usuários das redes

PUBLICADO EM 27/09/18 - 03h00

Divulgado no Facebook e compartilhado pelo WhatsApp, um vídeo com uma suposta fala do candidato à vice-Presidência na chapa do partido Novo, Cristian Lohbauer, repercutiu negativamente entre usuários das redes. Na gravação, o postulante teria afirmado, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, que, mesmo estando na chapa de João Amoêdo (Novo), o candidato Jair Bolsonaro (PSL) teria seu voto.

“Bolsonaro é um candidato viável, que estuda, que tem posições, que vai constituir um governo técnico e vai enfrentar todos os desafios que a gente tem pela frente. Inclusive um Congresso hostil, que é o que a gente vai ter lá adiante”, teria dito Lohbauer. No Facebook, o vídeo gerou comentários de apoiadores de João Amoêdo, que, incrédulos, duvidavam da veracidade da declaração, e de simpatizantes de Bolsonaro, que manifestaram apoio à suposta fala. Entretanto, o vídeo é uma montagem.

Logo após dizer o nome de Jair Bolsonaro no vídeo, a tela escurece, e em seguida Cristian Lohbauer volta a fazer elogios. O que evidencia que a gravação sofreu um corte. Em seu Facebook, João Amoêdo publicou o vídeo original. Nele, os elogios eram direcionados ao próprio João Amoêdo. Na publicação, o presidenciável ainda reafirmou que tudo não passa de uma notícia falsa. “Está circulando por aí um vídeo editado onde o professor Christian, candidato do Novo à vice-Presidência, estaria apoiando outro presidenciável nas eleições. Isso é mentira. Uma fake news, prática já conhecida da velha política. Mas mentira, a gente combate com verdade”, afirmou Amoêdo.

Outro fator é que, na semana passada, Amoêdo disse estar preocupado com o cenário desenhado pelas pesquisas eleitorais e que teria dificuldade de apoiar, em um possível segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT). 

O vídeo falso chegou a ter 26 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 960 curtidas.