Eleições em BH

Áurea Carolina participa de 'live' de agência especializada na cobertura racial

No evento virtual, a candidata falou de sua trajetória e também do vice Léo Péricles e como elas pautam as propostas da chapa para BH

Áurea Carolina (PSOL) participou de live com a agência de jornalismo Alma Preta | Foto: Reprodução
Thaís Mota
20/10/20 - 21h00

Áurea Carolina (PSOL) participou nesta terça-feira (20) de uma live nas redes sociais do Alma Preta, que se apresenta como uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. A candidata destacou o fato de ter a única chapa formada por dois negros na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte: ela e seu vice, Leonardo Péricles (UP). 

Ela falou sobre sua trajetória, bem como a de Péricles, que é fundador e presidente da UP e também morador da ocupação urbana Eliana Silva, na região do Barreiro, na capital mineira, e como construíram a chapa que agora disputa a prefeitura. “Foi maravilhosa a construção dessa chapa em um processo que foi muito dialogado e diz de uma realidade que não pode ser contornada nem ignorada mais: é a chegada de uma força antirrascista, feminista e popular para estar nos espaços de poder de igual para igual”.

A candidata também destacou como as lutas e histórias de vida de ambos os tornam ainda mais dispostos a lutar por uma cidade mais justa para todos. “Quando Léo vem trazendo toda a sua história com os movimentos de luta por moradia, a gente está falando de garantir uma política habitacional que vai enfrentar os interesses econômicos de especulação imobiliária, que vai destinar imóveis vazios que não cumprem função social, principalmente no centro da cidade, para moradia popular. Isso é só um exemplo de coisas que a gente tem disposição de enfrentar porque isso está no nosso DNA, são anos e anos aprendendo e vendo que é possível fazer isso. Mas, tem que ter coragem para contrapor a interesses políticos e econômicos que prevalecem hoje na nossa cidade”, disse. 

Ela também falou sobre a experiência da Gabinetona - mandato coletivo do PSOL que tem Áurea na Câmara dos Deputados, Andréia de Jesus na Assembleia Legislativa e Bella Gonçalves e Cida Falabella na Câmara Municipal de BH -  e apresentou suas propostas para mobilidade urbana, cultura, saúde e de criação de um programa de renda básica para a população da capital mineira.

Ainda nesta terça-feira, Áurea gravou programas eleitorais e participou de uma reunião com representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), uma das legendas que compõem a aliança formada pela esquerda em torno da sua candidatura.