Eleições em BH

Áurea visita Jardim Alvorada e cobra política habitacional para áreas de risco

Bairro foi atingido pela chuva de janeiro deste ano e cinco pessoas morreram

Por Carlos Amaral
Publicado em 02 de novembro de 2020 | 20:04
 
 
Áurea Carolina (PSOL) visitou o bairro Jardim Alvorada nesta segunda-feira (02). Foto: Divulgação/Equipe de campanha

Áurea Carolina (PSOL) visitou nesta segunda-feira (02) o bairro Jardim Alvorada, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A deputada federal e o candidato a vice-prefeito na chapa, Leonardo Péricles, estiveram no local afetado pelas chuvas e que vitimou uma mulher de 48 anos, os três filhos dela e um homem de 49 anos em janeiro deste ano.

Áurea viu de perto a situação de aproximadamente 90 famílias do bairro que precisaram sair de suas casas e estão em abrigos ou recebendo bolsa aluguel, e segundo eles próprios, tendo que muitas vezes complementar com dinheiro do próprio bolso. Os moradores que viviam de aluguel contaram no local que só receberam bolsa moradia por três meses.

“Então eu quero primeiro agradecer a vocês, por terem apresentado a casa de vocês, contado essa história que é tão sensível. A gente sabe como que é sofrido assim não só pelas pessoas que perderam suas vidas, porque esse é o drama maior, mas por tudo que foi investido aqui. São sonhos mais do que concreto, mais do que paredes que foram levantadas, são sonhos”, falou Áurea Carolina aos moradores. 

Segundo as vereadoras do PSOL que acompanharam a comitiva de Áurea, no local também há um impasse envolvendo a Urbel, a Copasa e a Cemig. A situação é acompanhada desde o início do ano pelas parlamentares em audiências públicas na Câmara e na Defensoria Pública do Estado. Áurea conversou com os moradores, explicou suas propostas e cobrou mais ação da gestão municipal. 

“A prefeitura tem obrigação de garantir moradia decente para todo mundo isso não é favor. E tem a obrigação de garantir uma série de outras coisas aqui de infraestrutura urbana. Tem muita gente que se compromete com essa luta, mas não é suficiente ainda para virar a chave da prefeitura.  A gente precisa de gente nossa lá na prefeitura que conhece essa realidade e que não vai vir aqui de boca, fazer promessa e depois desaparecer”, destacou a deputada.

Cabeça para baixo

Na TV, a campanha da deputada parodiou uma propaganda do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD), que ficou de cabeça para baixo em crítica aos adversários resposta ao atual mandante Áurea disse que o que está mesmo fora do lugar é “o tanto de gente morando na rua em Belo Horizonte. É uma mãe trabalhadora não conseguir vaga para o seu filho na creche. É tirar os trocadores do ônibus e a passagem ainda aumentar”. A Psolista ainda afirmou que enquanto os outros candidatos estão brigando na campanha, ela está escutando a cidade.

 

Em lembrança ao Dia de Finados, Áurea Carolina usou o Twitter para deixar um abraço e apoio às mães e a todos os familiares que perderam entes queridos para a violência do Estado. Ela destacou que essas pessoas “transformam luto em luta, todos os dias, e inspiram muito a nossa caminhada por justiça, reparação e direitos”.

 

Neste dia de Finados, deixo um abraço às mães e a todos os familiares que perderam entes queridos para a violência do Estado. Vocês transformam luto em luta, todos os dias, e inspiram muito a nossa caminhada por justiça, reparação e direitos. Tamo juntas!

— Áurea Carolina 50 (@aureacarolinax) November 2, 2020