Segundo turno

Candidato à reeleição, André Merlo retorna a Valadares após tratar Covid em SP

Dr. Luciano intensifica agenda e mira votos de outros candidatos derrotados no primeiro turno

André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC). | Foto: Reprodução/Instagram
Carlos Amaral
23/11/20 - 20h01

Atual prefeito e candidato à reeleição em Governador Valadares, André Merlo (PSDB), retornou nesta segunda-feira (23) para a cidade do Vale do Rio Doce após ficar 10 dias internado em São Paulo para o tratamento da Covid-19. Merlo testou positivo no último dia 09 e, mesmo ausente da cidade no dia da votação, alcançou 38,27% dos votos, saindo na frente na disputa do segundo turno, o primeiro na história do município.

O tucano teve alta no sábado (21) e permaneceu em São Paulo até a tarde desta segunda para realizar mais exames. Na volta, foi recebido por correligionários ainda no aeroporto da cidade, de onde seguiu para o comitê de campanha para discursar e se encontrar com apoiadores.

“É um momento de gratidão, mas eu não posso deixar de falar da política. Vai ser um desafio muito grande. Nós vamos continuar mostrando a verdade, o que já fizemos e o que ainda vamos fazer para Valadares”, destacou o atual prefeito.

Merlo retoma a administração municipal no momento em que Valadares e outras cinquenta cidades da região voltaram para a Onda Vermelha do Minas Consciente, a mais restritiva do programa sanitário do governo do estado. No entanto, mesmo após ter contraído o vírus, o prefeito afirmou ser contrário ao fechamento total da cidade. O último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES-MG) registrou 325 mortos no município.  

Já o atual vice-prefeito e candidato de oposição, Dr. Luciano (PSC), participou de encontro com apoiadores e lideranças religiosas nesta segunda e também concedeu entrevista para canal de TV.

Ele espera nesta última semana de campanha alcançar mais votos em bairros periféricos da cidade. Para isso, o candidato tem intensificado o corpo a corpo, fazendo caminhadas e carreatas.

Mesmo sem restringir as ações de campanha por causa da Onda Vermelha do Minas Consciente, o candidato usou as redes sociais para criticar o candidato a vice-prefeito da chapa concorrente, por se apresentar sem máscara e tocando um instrumento musical em uma boate da cidade durante a comemoração pela votação no primeiro turno.

“Em um momento tão triste como esse, uma aglomeração, ambiente fechado, sem máscara e tocando guitarra enquanto os outros músicos são impedidos de fazer isso na nossa cidade. Será que essa administração vai ter responsabilidade com a saúde da nossa população de Governador Valadares?”, afirmou Dr. Luciano.

Orientação de voto

Ainda nesta segunda (23) a quarta colocada no primeiro escrutínio, Dra. Rosemary Mafra (PSB), declarou apoio a Merlo, mesmo fazendo críticas ao seu primeiro governo. Em nota divulgada nas suas redes sociais, ela comparou os dois candidatos.

“Assim, o Prefeito e o vice, ou melhor, os dois candidatos a prefeitos são muito parecidos, todavia, comparando ambos, penso que André Merlo ainda é melhor administrador que o Dr. Luciano, ou seja, André Merlo no meu ponto de vista é menos pior para Valadares”, afirmou a atual vereadora.

Terceiro candidato mais votado, com 18.570 votos, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), anunciou na sexta-feira (20), que o partido não iria fazer composição de apoio para o segundo turno. Mesmo avaliando que o atual prefeito não merece ser reeleito, a sigla não recomendou voto em Luciano e liberou o voto dos filiados.

“Deixamos claro que não negociaremos com nenhum dos dois candidatos e o PT não fará nenhum tipo de composição com o próximo governo a ser eleito no dia 29 de novembro. Por fim, o Partido dos Trabalhadores entende que o atual governo não merece a reeleição, porém decide liberar seus filiados e filiadas para que cada um vote conforme sua consciência”, afirmou nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores.