Renúncia

Candidatos já desistiram das eleições antes de terminar o prazo para registro

Quatro casos constam no TSE até o momento e aconteceram em Minas e no Paraná

Três pré-postulantes ao cargo de vereador em São José dos Pinhais recuaram | Foto: Google Street View / reprodução
Gabriel Moraes
18/09/20 - 10h06

Os partidos políticos e coligações têm até o dia 26 de setembro para registrarem os pré-candidatos às prefeituras e às câmaras municipais nas eleições deste ano. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a manhã desta sexta-feira (18), 1.601 postulantes ao cargo de prefeito e 31.818 a vereador já foram registrados.

No entanto, quatro desses pré-candidatos já renunciaram ao pleito no país, um deles em Minas Gerais. Trata-se de Elizabete da Silva, conhecida como Bete do Afonso (PSDB), que concorreria ao cargo de vereadora de Santana de Cataguases, na Zona da Mata.

A reportagem de O TEMPO tentou entrar em contato com o diretório municipal da legenda para saber o motivo dessa desistência, mas ainda não obtivemos retorno.

Curiosamente, os outros três casos são do mesmo partido e da mesma cidade. Tratam-se de Toninho da Cancha, Beth e Luiz da Funerária, todos eles até então pré-candidatos a vereador em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba-PR, pelo MDB.

A reportagem também entrou em contato com o diretório partidário do local para esclarecer se os casos têm relação entre si. Segundo Ema Karam, secretária adjunta do MDB municipal, as razões são:

- Beth: nova proposta de trabalho, dificultando o trabalho de campanha;
- Toninho da Cancha e Luiz da Funerária: pertencem ao grupo de risco para Covid-19 e optaram por desistirem da campanha.

Leia mais: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Leia também: