Belo Horizonte

Democratas indica Leonardo Bortoletto como vice de João Vítor Xavier

Mesmo antes da confirmação, ele vinha atuando como coordenador do plano de governo do pré-candidato a prefeito do Cidadania

Leonardo Bortoletto foi confirmado como candidato e vice-prefeito de Belo Horizonte compondo chapa com João Vítor Xavier | Foto: Ramon Bittencourt/O Tempo
PEDRO AUGUSTO
14/09/20 - 12h29

O Democratas (DEM) indicou o empresário Leonardo Bortoletto para ser o vice da chapa de João Vítor Xavier (Cidadania) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O anúncio foi feito na convenção da legenda realizada na manhã desta segunda-feira (14). 

Bortoletto é fundador do Clube de Permuta que reúne 1.400 empresas em Minas Gerais, e da Nação Empreendedora, entidade com mais de 200 empresas. Ele também atua na área de ciência e tecnologia. 

Mesmo antes da confirmação do nome de Bortoletto nesta segunda (14), ele vinha atuando como coordenador do plano de governo de João Vítor Xavier. 

A indicação do empresário para a composição da chapa reforça a estratégia de criticar a condução do atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), em relação à pandemia do novo coronavírus.

Em abril, Bortoletto criou o manifesto #BHPEDESOCORRO em que demandava a criação de um plano organizado de reabertura das atividades econômicas na capital mineira. 

A atuação recente dele vai ao encontro da posição adotada pelo pré-candidato do Cidadania à prefeitura. 

João Vítor Xavier (Cidadania) tem criticado Kalil principalmente em relação ao fechamento do comércio, que, para ele, durou mais do que deveria porque faltou planejamento. 

O presidente estadual do DEM, o senador Rodrigo Pacheco, disse que o Cidadania se tornou um "partido co-irmão" em Belo Horizonte. 

"Indicamos um dos nossos quadros técnicos da melhor qualidade, que é o empresário Leonardo Bortoletto, para a composição da chapa. Acredito muito que João Vítor e Leonardo Bortoletto juntos são uma dupla jovem, de boas ideias, iniciativas e formação", afirmou o senador. 

"Estou muito feliz em render esse apoio ao João Vítor, que é alguém talhado e preparado para ser Prefeito de Belo Horizonte e acredito que possamos surpreender com a vitória nas eleições". 

Em seu discurso na convenção, Leonardo Bortoletto mencionou, em diversos momentos, a importância dos homens públicos entenderem as possibilidades oferecidas pela aplicação da tecnologia na melhoria das cidades. 

Ele disse que aceitou com "muita alegria" a indicação do Democratas para compor a chapa com João Vítor Xavier. Segundo Bortoletto, o papel dele será técnico. 

"A questão da tecnologia é uma vocação da nossa cidade que vem se perdendo com o tempo. [...] A tecnologia, pela transversalidade que tem, pela maneira como se comunica com qualquer negócio, pode nos ajudar a trazer emprego e renda na qualidade que Belo Horizonte merece e precisa"

O DEM é o quarto partido a confirmar apoio a João Vítor Xavier. PSL, PTB e PMN também compõem a coligação majoritária. 

Para o pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Bortoletto representa muito do que ele acredita para a cidade. 

"É um empresário, gera emprego, gera renda, movimenta a oportunidade para as pessoas. Para aquelas que sonham em empreender e ter o seu negócio. Nós somos uma cidade de muitos empreendedores: grandes, médios e pequenos", disse João Vítor Xavier, que fez o discurso de encerramento da convenção. 

"Como empreendedor, ele vem da área de ciência, tecnologia e inovação que, eu tenho certeza, é um caminho muito importante para o desenvolvimento de Belo Horizonte", afirmou. 

O pré-candidato disse ainda que quer um vice-prefeito atuante e não "decorativo", em uma alusão ao atual vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede). 

O DEM lançará chapa completa, com 62 nomes para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), sendo 40 homens e 22 mulheres.