O Tempo Checagem

É falso que Cabo Xavier esteja em quarto em pesquisa eleitoral

Enquete publicada pelo candidato não tem relevância estatística e não é considerada pesquisa

Enquete é apresentada como pesquisa, mas não tem valor estatístico | Foto: Reprodução
O TEMPO Checagem
07/09/20 - 03h01

Na última semana, o pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, Cabo Washington Xavier (PL) divulgou em suas redes sociais uma suposta pesquisa eleitoral que o coloca em 4º lugar nas intenções de voto.

A Agência O TEMPO Checagem foi conferir.

Veja aqui todas as apurações feitas pela Agência O Tempo Checagem.

Ao contrário do que a postagem afirma, não foi realizada uma pesquisa eleitoral e sim uma enquete online, que não tem relevância estatística e não é considerada como uma pesquisa eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tanto na imagem quanto no texto da publicação, Xavier tenta confundir os eleitores ao chamar o levantamento de pesquisa eleitoral e, ao mesmo tempo, enquete, como se as duas expressões fossem sinônimas. O TSE considera que para uma pesquisa possa ser registrada na Justiça Eleitoral, o que é obrigatório caso se queira tornar os resultados públicos, as empresas devem informar a amostra e a ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, além da margem de erro e do nível de confiança.

Nenhuma dessas informações estavam disponíveis na suposta pesquisa eleitoral realizada pela K2Inova e divulgada pelo pré-candidato. Procurada, a empresa disse que as enquetes são livres e limitadas apenas ao IP do usuário.

“Esta consulta não tem valor eleitoral, político ou estatístico, é uma manifestação pontual e espontânea de opinião pública, garantida pela liberdade de expressão, art. 5º, V,  da Constituição”, afirmou, por meio de nota, a K2Inova.

Portanto, é falso que Cabo Xavier esteja em quarto nas pesquisas de intenção de voto em Belo Horizonte.