Minas

Eleições 2020: Candidatos de Nova Lima prometem investir em cuidado com animais

Adoção, castração e até a construção de um hospital especializado estão entre as propostas dos políticos

Por Bruno Menezes
Publicado em 31 de outubro de 2020 | 06:00
 
 

No fim de setembro, a proteção e o combate aos maus-tratos contra animais ganharam evidência com a sanção da Lei Sansão. Ela prevê prisão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda para quem maltratar, ferir, abusar ou mutilar cães e gatos. O combate aos maus-tratos e medidas para evitar o abandono estão entre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Nova Lima para os animais. 

O atual vice-prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), quer criar um programa de bem-estar animal. “Passa pela castração, adoção e educação das pessoas nas escolas. Mais que isso, vamos construir um hospital público veterinário, além de praças pets”, afirma. 

Wesley de Jesus (DEM) diz que a prefeitura tem políticas tímidas de proteção. “Temos que fazer castração, vacinação, chipagem. Uma feira de adoção e cuidar e controlar os animais de rua”, aponta. Ele pretende criar um centro de referência e um abrigo temporário para cães e gatos. 

O ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) defende a volta do canil público, concurso para veterinários e convênio com universidade para a cessão de estagiários. “A ideia é recolher os animais, ter uma política de castração e de adoção”, explica.

Dr. Juarez (Solidariedade) defende a construção de um Centro de Controle e Amparo a Zoonoses. “Vamos recolher os animais, castrar, chipar, vacinar e promover a adoção”, pontuou o candidato.

O militar Soldado Flávio de Almeida (PT) quer dialogar com a população e ONGs, através do Conselho do Bem Estar Animal. “Vamos criar o Fundo Municipal de Proteção Animal, para financiar políticas públicas para os animais”.

Planos de governo

Jobert Jobão (UP) pretende incentivar a adoção e criar um mecanismo de fiscalização e responsabilização para combater os maus-tratos aos animais. 

Sérgio Americano Mendes (Podemos) vai criar o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, viabilizar o ‘Castra Móvel’ e estudar a construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para animais.