Câmara Municipal

Eleições em BH: 366 candidatos a vereador são registrados e aguardam aprovação

Nove partidos registraram os nomes para o legislativo no TRE

Câmara de BH | Foto: RODRIGO CLEMENTE / O TEMPO
Angel Drumond
19/09/20 - 17h28

Se nos registros do TRE para o executivo em Belo Horizonte apenas quatro nomes aparecem na lista, sendo Áurea Carolina do PSOL, Fabiano Cazeca do PROS, Marcelo Souza e Silva do Patriota e Rodrigo Paiva do partido Novo, na corrida para as 41 vagas na Câmara Municipal os números seguem aumentando a cada dia e já somam 366 candidatos de nove partidos diferentes.

O PROS (Partido Republicano da Ordem Social), o PTC (Partido Trabalhista Cristão) e o PP (Partido Progressista) encabeçam a lista com 61 nomes de candidatos registrados. O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) soma 60 candidatos e o PV (Partido Verde) vem na sequência com 54 nomes à espera da aprovação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na lista, ainda temos 34 registros do partido Novo, 29 do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e seis do Solidariedade. Os registros poderão ser realizados até o dia 26 se setembro, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os partidos façam com antecedência para evitar acúmulo de pedidos, congestionamento no sistema e também aglomeração nas zonas eleitorais.

De acordo com as estatísticas publicadas no site do TSE, temos 67,3% de candidatos masculinos e 32,7% de candidatas femininas. A faixa etária dos candidatos que predomina é a de 50 a 54 anos, representando 20,19% do total. Em seguida estão os candidatos na faixa de 40 a 44 anos, sendo 17,95% do total.   

Números de Minas Gerais e do Brasil

No estado mineiro já temos 6.887 registros na disputa por 2.555 vagas no legislativo. PSDB, MDB e Avante são os partidos que mais registraram candidaturas para vereador. Já no Brasil, 50.219 candidatos foram registrados em busca de 19.657 vagas com uma média de 2,54 candidatos/vaga. MDB, PP e PSD são os partidos que mais registraram nomes para a Câmara Municipal em todo o país.