Agenda

Eleições em BH: Áurea participa de encontro com movimentos feministas da capital

Encontro aconteceu na Casa de Referência da Mulher Tina Martins, onde a candidata se comprometeu com pautas apresentadas

Por Thaís Mota
Publicado em 19 de outubro de 2020 | 18:33
 
 
Áurea Carolina (PSOL) em reunião com representantes de movimentos feministas de BH Foto: Ramon Bitencourt

Candidata a prefeita de Belo Horizonte, Áurea Carolina (PSOL) participou nesta segunda-feira (19) de uma reunião com representantes de diversos movimentos sociais e coletivos feministas da capital mineira.

Na reunião, ela se comprometeu com reivindicações apresentadas por diversas lideranças de organizações, como foi o caso da #partidA, do Coletivo Olga Benário, do movimento Mães pela Liberdade de Minas Gerais, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e da Rede de Mulheres Negras de Minas Gerais. Todos essas organizações entregaram demandas que passam pela defesa dos direitos da mulher, da população negra, e LGBTQI+ por meio de políticas públicas.

Áurea destacou a importância do feminismo e da organização das mulheres para participação e ocupação de espaços na política. “Tivemos essa fala infeliz do Robinho recentemente e digo: ainda bem que temos a luta feminista porque somos plurais. Nossas experiências são de desigualdade e diversidade e é por isso que a gente entende tão bem a complexidade das coisas e temos uma preocupação com o cuidado da vida, com o cuidado da terra. Então nossa campanha é resultado de tudo isso. Nós somos os sonhos de nossas antepassadas e estamos aqui pra sonhar pelas que virão”, disse às mulheres presentes.

Ela mencionou ainda que, nesta terça-feira (20), seu filho Jorge completa oito meses de vida e destacou como sua candidatura é fruto de uma decisão coletiva. “Não é uma busca individual até porque, se fosse, seria mais cômodo não estar aqui agora. Mas, nós que somos feitas de luta não nos acomodamos e somos felizes na luta porque ela nos engrandece”, afirmou. 

Conclamou às presentes a somarem-se a um movimento que chama de ‘vira voto’ para que sua candidatura chegue ao segundo turno. “Somos frutos que se multiplicam e não podemos deixar o Kalil ter uma vitória fácil e no primeiro turno”, afirmou.

Além dela, o candidato a vice-prefeito Léo Péricles (UP) e várias candidatas a vereadora da capital pelos partidos que compõem a aliança Frente de Esquerda BH em Movimento também participaram da reunião. Léo Péricles, inclusive, ressaltou a importância da eleição de uma bancada de esquerda na Câmara de BH. “Queria lembrar que estamos aqui pra conquistar não só a prefeitura. Também estamos disputando 41 cadeiras da Câmara Municipal e temos que ocupar mais espaços para fortalecer movimentos sociais que estão do lado de fora” disse.

O encontro aconteceu na Casa de Referência da Mulher Tina Martins, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul. O local também tem relação com a agenda da candidata já que o espaço atende vítimas de violência e teve origem com a ocupação do prédio da antiga Escola de Engenharia da UFMG, no centro da capital, em 2016. 

A Casa abriga em situações emergenciais mulheres vítimas de violência doméstica, tendo capacidade para oito mulheres por vez. Também atua no acolhimento e apoio psicológico e jurídico a essas mulheres, além do encaminhamento para outros locais e formação política de por meio de oficinas e palestras.

Outras agendas

Também nesta segunda-feira, Áurea e Léo Péricles participaram de uma reunião virtual com outros candidatos a prefeito de BH, mediada pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Alessandra Mello, para reivindicarem a realização de debates pelas emissoras de TV na capital. “Estamos fazendo um apelo para que as emissoras se comprometam com realização dos debates. Sem debate não existe democracia e estamos juntos nesse pleito”, disse a candidata.

Ela também teve uma reunião com a equipe de coordenação da campanha durante a terde e à noite participa de uma live com a vereadora e candidata à reeleição Bella Gonçalves (PSOL).