Proposta

Eleições em BH: Bruno Engler quer reforma administrativa na prefeitura

Sem citar nomes, candidato disse que algumas secretarias poderiam ser "privatizadas"

Deputado Bruno Engler vai disputar a Prefeitura de Belo Horizonte pela primeira vez | Foto: Alex de Jesus
Lucas Henrique Gomes
21/10/20 - 15h23

Para Bruno Engler, candidato ao Executivo da capital mineira, um dos motivos da dificuldade para se empreender em Belo Horizonte é o custo da máquina pública na capital. Para solucionar essa questão, ele pretende enviar uma reforma administrativa para a Câmara Municipal no intuito de diminuir as pastas do Executivo.

“A nossa intenção é sim reduzir o número de secretarias, reduzir o número de cargos públicos. Hoje a máquina é muito inchada e por isso que Belo Horizonte é uma cidade tão cara de se empreender, porque precisa de financiar a máquina pública. Então a gente acredita sim que a gente pode reduzir o tamanho da máquina pública para depois a gente pensar em uma readequação de impostos, refletindo que a prefeitura vai ser menos onerosa ao cidadão belo horizontino”, declarou.

Sobre o projeto a ser enviado, Engler quer juntar algumas secretarias e usou o que considerou “até uma palavra forte”. “E excluir algumas pastas que às vezes não deveriam ser de atribuição do poder público”, completou.

Ao ser questionado sobre quais seriam essas pastas, o candidato não deu nomes, mas disse que algumas secretarias são “repetitivas” e que algumas se sobrepõem. Para o deputado estadual, algumas secretarias “podem ser privatizadas a partir de um estudo técnico”, afirmando que algumas atribuições, embora também não tenha citado quais, podem ser concedidas à iniciativa privada.