Proposta

Eleições em BH: João Vítor Xavier quer novo espaço para eventos de grande porte

O novo equipamento deverá ser instalado próximo à região central e terá tamanho igual ou superior ao Expominas

Candidato à PBH, João Vítor Xavier (Cidadania) diz que o novo equipamento será construído via parceria público privada. Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG | Foto:
Sávio Gabriel
28/09/20 - 17h25

Para ajudar na recuperação econômica e fomentar o ambiente de negócios em Belo Horizonte, o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), que é candidato ao comando da capital, pretende criar um equipamento de grande porte para receber eventos nacionais e internacionais. O projeto prevê a construção de um espaço de porte igual ou até mesmo superior ao Expominas e, segundo o parlamentar, será totalmente custeado pela iniciativa privada.

“Penso em dois espaços: alguma coisa no porte do Expominas, talvez até maior, e um espaço público também, aberto. Uma grande área onde a comunidade poderia se encontrar e viver seus momentos em Belo Horizonte”, destaca o candidato, afirmando que os ajustes sobre o porte do equipamento só seriam feitos através de estudos técnicos que serão contratados pela prefeitura no início da gestão, em caso de uma vitória sua nas urnas.

Assim como aconteceu com o Expominas, que em 2018 deixou de ser gerido pelo governo de Minas e passou para a iniciativa privada, a previsão é de que o novo equipamento siga a mesma tendência. “Isso será feito através de uma Parceria Público Privada. Teria que estruturar uma operação urbana consorciada e uma operação de crédito. É uma obra de porte elevado, que envolve uma série de coisas, como desapropriação e liberação de áreas da cidade”, pontua João Vítor.

O candidato adianta que já existe uma previsão de local onde o equipamento possa ser instalado, mas prefere não revelar para não gerar especulação imobiliária. O que se sabe é que certamente será próximo ao centro da capital. Isso porque, segundo João Vítor, o local vai fazer parte de um conjunto de intervenções para revitalizar a região central da capital mineira