Transporte

Eleições em BH: Luisa Barreto diz ser importante abrir a caixa-preta da BHTrans

Candidata pelo PSDB afirmou, ainda, que a estadualização do metrô pode melhorar a gestão do transporte na região metropolitana

RADIO / CONTAGEM MG CAFE COM POLITICA / FOTOS JOAO LEUS OTEMPO 11/11/2019 NA FOTO PRE CANDIDATA A PREFEITURA DE BH PELO PSDB LUISA BARRETO | Foto: JOAO LEUS / O TEMPO
Lucas Henrique Gomes
28/09/20 - 15h22

A candidata pelo PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, Luisa Barreto, entende que o Executivo precisa "de muito mais transparência" como um todo e em relação aos contratos que regem o transporte público na cidade. Para isso, a tucana considera importante abrir a "caixa-preta" da BHTrans, medida que tenta ser iniciada na Câmara Municipal atualmente, mas carece de duas assinaturas de parlamentares. 

"É importante sim abrir a caixa-preta da BHTrans que não foi aberta nos últimos quatro anos. A prefeitura precisa de mais transparência em todas as suas áreas, deixar mais abertos todos os contratos e todas as ações da prefeitura, essa é uma das minhas principais plataformas de governo. Com relação à gestão dos contratos de transporte, a gente precisa que eles sejam geridos a partir da ótica do usuário, as métricas, metas, o que é cobrado das empresas têm que ser pontos que levem a uma melhor qualidade para quem anda de ônibus e não para as próprias empresas e essa mudança que eu pretendo fazer", afirmou.

Ainda sobre o tema mobilidade urbana, a candidata falou sobre a ampliação do metrô na capital, algo que chegou a ser anunciado pelo governo federal no último mês, mas que houve um recuo. Para Luisa, essa promessa precisa sair do papel e, para isso, pretende buscar "com afinco junto ao governo federal e ao estadual". Em relação ao Executivo estadual, a postulante à PBH ressaltou que a MetroMinas é uma possibilidade de melhor gestão do metrô em comparação à CBTU. "Existe esse projeto de estadualização do metrô que pode sim melhorar a gestão na região metropolitana como um todo. O metrô vai sair com a busca de parcerias, de investimentos que não partam apenas da prefeitura", declarou.