Chuvas

Eleições em BH: Wadson quer destampar ribeirões e revitalizar córregos da cidade

Candidato do PCdoB defende a plantação de matas ciliares e a criação de áreas de drenagem para acabar com as inundações em BH

Por Elisângela Orlando
Publicado em 11 de novembro de 2020 | 14:30
 
 

Wadson Ribeiro, que concorre à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PCdoB, disse nesta quarta-feira (11) que, para acabar de vez com os problemas provocados pelas chuvas em BH, é necessário destampar os rios, ribeirões e córregos da cidade que foram concretados.
 
Segundo o candidato, somente na área urbana, BH tem 250 quilômetros de córregos e rios. “É preciso plantar matas ciliares ao lado desses córregos, rios e ribeirões, ter áreas de absorção e de macrodrenagem próximas a esses locais e, por fim, destampar esses rios”, afirmou. “A chuva vai continuar a cair, as águas vão continuar a percorrer esse mesmo caminho, mas se tiver essas áreas ao redor para absorver essa água, você acaba com o problema das inundações”, defendeu.

Ribeiro ressaltou que, há muito tempo, existe a necessidade de recuperar os corpos hídricos da capital.  “Não há força política para isso, porque é algo que terá impacto no trânsito de veículos, nas ocupações irregulares, nas obras civis de alto custo. Será preciso um processo ousado de planejamento popular para a construção de um novo conceito de cidade”, observou.

O concorrente assinalou que há muitos córregos na capital cujas obras estão paralisadas desde o PAC. “É o caso do córrego no Jardim Leblon, em Venda Nova, o Várzea das Palmas. O PAC fez só um pedaço e deixou o pedaço sem fazer, o que gera enchente a todo momento", contou Wadson Ribeiro.

Enquanto essas obras não saírem do papel, Ribeiro enfatizou que é fundamental que a prefeitura tenha um plano emergencial. “É preciso ter uma política imediata que tenha cuidados com limpeza dos córregos e rios, que possa manter bueiros, córregos e redes sem lixo”, frisou.

Em relação aos problemas provocados por deslizamentos em áreas de risco, o candidato reforçou que é necessário construir novas moradias para remover essas pessoas para outras habitações. “É preciso encarar o déficit habitacional de Belo Horizonte”, pontuou.

Agenda
Nesta quarta-feira, Wadson Ribeiro caminhou ao longo do Córrego do Cercadinho, localizado no bairro Havaí, na região Oeste de BH. Ele estava acompanhado do candidato a vereador Gilson Reis (PCdoB) e de apoiadores. Logo depois, ele fez corpo a corpo no Hospital das Clínicas.

 

No dia 15 de novembro, acompanhe ao vivo em O TEMPO a apuração e o resultado das eleições 2020 em Belo Horizonte. Ou comece a busca por sua cidade em nossa lista de estados do Brasil.