Vale do Aço

Eleições em Ipatinga: Articulações têm indecisões e surpresa

Formação de chapas para a disputa eleitoral na cidade ainda está em aberto

Por Angel Drumond
Publicado em 23 de setembro de 2020 | 06:00
 
 
Prefeitura de Ipatinga Foto: Google Street View / reprodução

>Algumas alianças surpreendentes e indecisões estão marcando o cenário atual da política de Ipatinga, no Vale do Aço, a menos de dois meses das eleições ao Executivo. O atual prefeito da cidade, Nardyello Rocha (Cidadania), confirmou sua pré-candidatura à reeleição, ainda sem definição de vice para composição da chapa.

>A surpresa na coligação Pra Ipatinga Não Parar, liderada pelo atual prefeito, foi a presença do PCdoB junto com Cidadania, PP, PSD, PL, PTC, PMN, trazendo um viés de centro-esquerdista, já que a cidade tem uma força de lideranças sindicais muito grande entre os metalúrgicos. 

PTB e Democratas também não definiram candidatos a vice-prefeito. Sem alianças, o médico Juliano Nogueira será o nome do PTB. Já o pré-candidato Jadson Heleno representará o DEM, com o apoio do ex-prefeito Sebastião Quintão, que renunciou ao cargo em 2018.

Forte concorrente na disputa, o ex-prefeito João Magno, do PT, oficializou a candidatura na última convenção do partido. O vice será Professor Sávio Tarso, do PV, formando a coligação Juntos por Ipatinga. 

O ex-vereador Robinson Ayres será o pré-candidato pelo PSOL. Atuante na Câmara Municipal por dois mandatos, ele terá Lucas Portuense como vice na chapa pura.

Já o PSTU oficializou a candidatura de Rair Anício na última semana. Natural de Ipatinga e ex-candidato a vice-prefeito, Rair comporá a chapa, sem coligação, com Haroldo Pedro de Oliveira Júnior, também do PSTU. 

Única candidatura registrada na Justiça Eleitoral até o momento, Diego Arthur representará o PCB. Ele terá a companhia de Bruno Anastácio para vice-prefeito. 

O Patriota oficializou a candidatura de Nilson Pereira Gomes na última convenção do partido, realizada no dia 13 deste mês. Mais um estreante, ele terá Mauro Guimarães, também do Patriota, como vice em sua chapa.

Formada entre PSL e PSC, a coligação Muda Ipatinga de Verdade terá Gustavo Nunes como candidato e Alexsandro Espírito Santo de Oliveira como vice, ambos do PSL.