Jingle

Milton Nascimento denuncia uso irregular de música 'Maria Maria' em campanha

Músico também chamou a atenção para atos irregulares de candidatos mesmo antes de serem eleitos

Milton Nascimento publicou nota de repúdio contra uso indevido de música em campanha. | Foto: Reprodução/Instagram
Carlos Amaral
04/11/20 - 20h30

O cantor e compositor Milton Nascimento usou suas redes sociais nesta quarta-feira (04) para publicar uma nota de repúdio contra a candidata à prefeitura de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso (MDB). Segundo o comunicado, a ex-deputada usou a música Maria Maria, de autoria de Milton e Fernando Brant, sem autorização prévia (leia comunicado completo abaixo). O uso indevido infringe a Lei de Direitos Autorais.

O músico chamou a ação da candidata de manobra “nojenta e vergonhosa” e disse que tentou resolver a situação amigavelmente com a emedebista, mas sem sucesso, vai tomar “medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato”

Bituca também chamou a atenção de seus seguidores para que eles fiquem atentos aos seus candidatos. “a candidata antes mesmo de possivelmente ser eleita, já infringiu gravemente uma Lei Federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de Prefeita em suas mãos”, postou Nascimento.

OUTRO LADO

Segundo o advogado Audrey Batista, que representa Maria Lúcia Cardoso, a música foi usada algumas poucas vezes no início da campanha, mas logo após a notificação por uso indevido, eles pararam com a execução.

O defensor afirmou que a campanha chegou a negociar o pagamento dos direitos autorais, mas os valores estavam fora da “realidade atual” e por isso não concluíram a negociação direta.

Ainda segundo o advogado, Maria Lúcia agora também pretende acionar os autores judicialmente, pois a nota de repúdio teria causado danos para a campanha da candidata à prefeitura de Pitangui.