Balanço parcial

Minas tem quatro registros de ocorrências e dois presos neste domingo de eleição

Em um dos registros, em Contagem, um homem foi flagrado pela polícia distribuindo panfletos para o candidato Felipe Saliba, do Democratas

O balanço total de ocorrências em todo o Estado será divulgado no fim da tarde | Foto: Ramon Bitencourt
Lisley Alvarenga
29/11/20 - 13h47

Neste domingo (29), segundo turno das eleições municipais, o Gabinete Institucional de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG) registrou, até agora, quatro ocorrências em Minas Gerais, sendo duas delas de boca de urna, em Contagem, na região metropolitana, e uma em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Dois homens foram presos. O balanço total de ocorrências em todo o Estado será divulgado no fim da tarde.

Segundo a Polícia Militar, em uma das ocorrências, um homem de 50 anos foi abordado, por volta das 9h30, na praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes, em Contagem, distribuindo panfletos para o candidato Felipe Saliba, do Democratas. Ao ser questionado, o homem disse à polícia que havia entregado cerca de 20 santinhos aos eleitores da região. Ele foi conduzido para o Juizado Especial Criminal de Contagem.

Na avenida João César de Oliveira, na altura do bairro Beatriz, oito bandeiras, também do candidato Felipe Saliba, que estavam fixadas no chão da via, foram recolhidas por militares e levadas para a sede do 18º Batalhão de Contagem.

Também no município, um homem de 45 anos com um carrinho de pipoca, que estaria  embriagado e perturbando as pessoas na região, foi preso em frente ao Centro de Saúde Eldorado. Conforme a polícia, eles teriam solicitado que o homem saísse do local. No entanto, como ele desobedeceu a ordem, acabou sendo levado para a Delegacia de Plantão de Contagem.

Já em Uberaba, uma idosa de 61 anos passou mal ao chegar para votar, pela manhã, em uma faculdade da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que socorreu a idosa, a mulher tem um quadro de doença pulmonar crônica e teve que ser levada às pressas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito.

Polícia Federal de Minas

A Polícia Federal em Minas Gerais também divulgou um balanço parcial das ações realizadas até agora, que contou com o auxílio de drones sobrevoando os locais de votação.

Segundo eles, pela manhã, não houve registro de nenhuma ocorrência criminal em Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba, municípios mineiros que tiveram segundo turno nestas eleições.

Balanço nacional

Já o Ministério da Justiça informou que aumentou para 145 o número de ocorrências contabilizadas em todo o país, até agora, nestas eleições municipais. O número de prisões e conduções, registradas até as 11h, era de 18, e R$ 8,9 mil em dinheiro, além de cinco veículos, foram apreendidos. Há ainda 170 casos de material de campanha recolhidos, dois inquéritos policiais já instaurados e dois termos circunstanciados de ocorrências lavrados.

Das 145 ocorrências registradas, 109 foram por crimes eleitorais como boca de urna (sete), compra de votos (duas), concentração de eleitores (4), desobediência a ordens da Justiça Eleitoral (87), desordens que prejudicam os trabalhos eleitorais (8), e um caso de “atos e imputações inverídicas” (fake news). Outras 26 ocorrências se devem a indícios de desinformação sobre o processo eleitoral (também relacionado a fake news).

(Com Agência Brasil)