Eleições em BH

Nilmário afirma que 'Plano Diretor é bom e atende aos interesses da cidade'

O petista afirmou também que o documento tem como objetivo 'trazer racionalidade para o desenvolvimento urbano e não agradar à especulação imobiliária'

O ex-deputado federal Nilmário Miranda (PT) foi secretário especial de Direitos Humanos durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto: Alex de Jesus/O TEMPO
Franco Malheiro
23/10/20 - 17h44

Matéria que divide opinião entre os postulantes à PBH, o Plano Diretor de Belo Horizonte, aprovado em 2019, é visto com bons olhos pelo candidato a prefeito pelo PT, Nilmário Miranda. De acordo com o petista, o plano - que passará a valer em 2021 - “é bom e atende aos interesses atuais da cidade.” 

Opondo-se aos que afirmam que as novas regras limitam a construção civil e que isso poderia causar uma paralisação no desenvolvimento econômico, Nilmário ressalta que um plano diretor deve trazer racionalidade ao desenvolvimento urbano e não favorecer a especulaçao imobiliária” 

“A especulação imobiliária não pode governar a cidade. É preciso ter uma racionalidade na expansão urbana, respeitando áreas de preservação ambiental, respeitando a memória e a identidade da cidade. Uma cidade não pode ficar a mercê de grande empreiteiras e seus megas empreendimentos imobiliários sem planejamento, excludentes e predatórios ao meio ambiente”, afirmou. 

O petista garantiu que irá trabalhar para que o plano siga da forma que foi aprovado sem que haja revisão neste momento. 

“Todo plano é uma visão periódica e o próprio estatuto da cidade prevê que eles sejam reavaliados conforme as cidades vão passando por transformações. Mas neste momento atual, o plano recém aprovado traz regras muito benéficas para o desenvolvimento urbano”, concluiu.