Eleições em BH

Nilmário critica fala de Kalil sobre moradores de rua: 'absolutamente perversa'

Candidato do PT propõe usar prédios desocupados da capital para reinserção da população sem-teto

Por Carlos Amaral
Publicado em 14 de outubro de 2020 | 19:20
 
 
Candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Nilmário Miranda. Foto: Divulgação/Equipe Nilmário

O candidato Nilmário Miranda (PT) criticou a fala do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) que, em entrevista, nesta quarta-feira (14), afirmou que “se der muito conforto, a população em situação de rua vai aumentar”. Segundo Nilmário, bem mais que infeliz, a declaração do político que tenta a reeleição “é absolutamente perversa, anti-humano”.

Para o petista, a situação que já vinha piorando nos últimos anos em BH, agravou muito durante a pandemia. Na opinião dele, só dar comida e barracas para os sem-teto não resolve o problema, entretanto não se deve deixar faltar o mínimo para a sobrevivência das pessoas. Nilmário defende que a prefeitura melhore a infraestrutura de assistência social, para saber ao certo o tamanho do problema e prestar serviços básicos.

Na sequência, caso seja eleito, ele pretende colocar a população em situação de rua como prioridade nos programas de habitação: “Uma coisa é o agora, não deixar que as pessoas morram de fome. Depois, vamos trabalhar com aluguel social e programas de habitação. Tem muitos imóveis abandonados em Belo Horizonte e essa pode ser uma saída para dar o básico para as pessoas que é a moradia,” lembrou Nilmário.

Sobre os moradores em situação de rua envolvidos com as drogas, o candidato reforça que eles não são um problema de polícia: “A questão é de Saúde Pública e assistência social. Temos que enfrentar nessa dimensão, com um conjunto de propostas que reintegre a pessoa para a família e devolva a dignidade para a vida delas,” destacou o candidato.