Eleições 2020

Propaganda eleitoral em Valadares no 2º turno é marcada por ausência do prefeito

O atual prefeito, André Merlo (PSDB), segue em São Paulo para tratamento da Covid-19; propaganda do tucano e do Dr. Luciano (PSC) são carregadas de críticas

Vista aérea de Governador Valadares | Foto: Reprodução Facebook - 25.11.2017
Sávio Gabriel
22/11/20 - 21h00

O reinício da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV na disputa pela prefeitura de Governador Valadares, na região do Rio Doce, foi marcado pela ausência do atual prefeito André Merlo (PSDB), que se recupera após ter contraído a Covid-19, e por trocas de críticas entre a peça do tucano e a do seu adversário, Dr. Luciano (PSC), atual vice-prefeito da cidade. Um dos pontos abordados pela campanha do atual gestor foi justamente esse rompimento com o ex-aliado.

Em uma das cenas, um homem e uma mulher conversam sobre a administração do tucano. Ao citarem as dificuldades enfrentadas, eles falam que “muita gente por aí teria pulado do barco na primeira dificuldade”. Referindo-se ao Dr. Luciano, mas sem citá-lo diretamente, o homem afirma que essa debandada já aconteceu na cidade. “Pior mesmo é pular e ainda se esconder atrás das mentiras para justificar a própria covardia”, diz, emendando com uma avaliação positiva do atual gestor.

Coube ao candidato a vice-prefeito, David Barroso (DEM) participar do programa. Sozinho, ele deu as últimas atualizações sobre o estado de saúde do prefeito. “O André está cada dia melhor, mais forte, com sentimento muito grande de gratidão por toda a confiança e apoio neste momento difícil que ele vem superando”, disse, afirmando que “a melhor maneira de demonstrar essa gratidão é trabalhando ainda mais pela cidade”.

A assessoria de imprensa do prefeito informou que ele recebeu alta neste sábado (21), mas segue em São Paulo até pelo menos esta segunda-feira (23), quando tem consultas marcadas. A previsão é de que ele retorne à cidade mineira no começo da semana, mas não há confirmação se ele participará ou não das agendas de rua na reta final de campanha.

Adversário diz que representa mudança e que gestão abandonou a cidade

Adversário de André Merlo, o Dr. Luciano se colocou como o candidato da mudança. “Se teve algo que o Valadarense deixou claro nas urnas, com mais de 60% dos votos, é que deseja mudar. Fico feliz e honrado em poder representar essa mudança”, destacou, afirmando que um dos principais problemas enfrentados atualmente é “a falta de planeamento e de gestão”.

“O povo se sente abandonado pela prefeitura. Por isso quero estabelecer um compromisso: vou governar para todos, do centro aos bairros; da cidade aos distritos”, reforçou, lembrando que percorreu as diversas regiões da cidade durante o primeiro turno e que, nesta segunda etapa, voltará às localidades para tirar dúvidas e ouvir sugestões.

Em um determinado momento da propaganda, o Dr. Luciano aparece dialogando com um morador da cidade sobre a situação do transporte público na cidade. O tema acaba sendo usado como mote para que ele faça uma série de críticas à atual gestão. “Tiraram os trocadores dos ônibus, (eram) 200 trabalhadores. Diminuiu o custo, teria que ter diminuído a passagem. Isso foi um aumento dissimulado e grande no preço da passagem”, afirmou, acusando o atual gestor de não governar para todos. “O problema da administração municipal é que ela não defende o interesse da população, mas de grupos, de minorias”.