DataTempo/Quaest

Vittorio, Zema e Bolsonaro têm avaliação positiva em Betim

Administração municipal é avaliada positivamente por 58% da população

Vittorio Medioli | Foto:
Ricardo Corrêa
07/10/20 - 06h00

Os eleitores de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, avaliam positivamente as administrações atualmente realizadas na cidade, no Estado e no país. Os índices da pesquisa DataTempo/Quaest realizada no município entre 2 e 4 de outubro mostram que, na comparação com Romeu Zema (Novo) e com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o prefeito Vittorio Medioli (PSD) é quem tem os melhores resultados. 

Segundo a pesquisa contratada pela Sempre Editora, a administração municipal é considerada ótima por 12% dos eleitores de Betim. Além disso, outros 46% dos entrevistados da pesquisa consideram a gestão boa. A avaliação regular positiva alcança 19%, enquanto a regular negativa chega a 7% no eleitorado. Os que acham que a prefeitura faz um trabalho ruim atualmente são 5%, enquanto os que dão o conceito péssimo são 7%. Os que não souberam ou não responderam somam 4%.

Quando se faz a análise agregada das avaliações, o conceito positivo contempla 58% do eleitorado. São 26% os que fazem uma avaliação regular da administração de Vittorio Medioli e 12% os que apontam um conceito negativo. 

Com relação à administração de Romeu Zema no governo de Minas, os que acham que ela é ótima são 6% dos eleitores. Já para 35% dos betinenses, a gestão é boa. A avaliação regular positiva é feita por 19% do eleitorado, enquanto a regular negativa é citada por 12% dos entrevistados. São 8% os que acham o governo estadual de Zema ruim, e 10% os que o avaliam como péssimo. Os que não souberam ou não responderam somam 10% dos eleitores pesquisados.

Quando se faz uma análise agregada, Romeu Zema recebe avaliação positiva de 42% do eleitorado de Betim. Por outro lado, 31% acham que a gestão dele é regular, e 18% a qualificam como negativa.

A administração de Jair Bolsonaro também foi avaliada pelos eleitores na pesquisa e, no seu caso, há um equilíbrio maior na opinião do eleitorado. Hoje, são 15% os que acham que o governo é ótimo e 29% os que acham que Bolsonaro faz um trabalho bom. A avaliação regular positiva do governo é de 14%, enquanto a regular negativa chega a 7%. O ex-capitão faz uma administração ruim para 8% dos betinenses. Além disso, 26% dos moradores da cidade consideram a gestão de Bolsonaro como péssima. Os que não sabem são 1%.

No conceito agregado, a avaliação positiva de Jair Bolsonaro é de 44% entre os eleitores de Betim. Já a avaliação regular alcança 21%, enquanto a negativa chega a 34% no município. 

Registros. Foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 2 e 4 de outubro. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: MG-09103/2020.

Aprovação municipal é de 72%

No caso da administração municipal, o DataTempo/Quaest também pediu a aprovação da prefeitura, por meio da qual, com apenas duas opções de resposta, o eleitor tem que dizer se aprova ou desaprova o trabalho que vem sendo realizado. Quanto à administração de Vittorio Medioli no município, a aprovação chega a 72%. Por outro lado, 20% dos betinenses desaprovam seu trabalho. Os que não souberam ou não responderam a esse questionamento somam 9%. 

 

Carregando...

Leia também: