Café com Política

Wesley de Jesus quer municipalizar mais escolas estaduais em Nova Lima

Atualmente uma já foi municipalizada; Candidato também prevê a ampliação da escola em tempo integral para todas as séries

Por Bruno Menezes
Publicado em 30 de outubro de 2020 | 09:37
 
 

O candidato à Prefeitura de Nova Lima, Wesley de Jesus (DEM), afirmou  nesta sexta-feira (30) que pretende dar continuidade ao processo de municipalização de escolas estaduais na cidade. A declaração foi dada durante entrevista ao quadro Café com Política da rádio Super Notícia 91,7 FM. Atualmente, uma escola do Estado na cidade já foi municipalizada. O postulante também diz que pretende estender a escola em tempo integral para todas as séries e que a prefeitura tem recursos para isso.  

“Nós pretendemos dar continuidade na municipalização das escolas celebrando um convênio com o Estado para que a gente possa continuar utilizando a mão de obra. Hoje quase 700 professores estão na rede estadual, nós temos condições de fazer o reaproveitamento da mão de obra, garantindo o pagamento desses profissionais e trazendo para dentro do município de Nova Lima o melhor da educação desse país.  O tempo integral, das séries iniciais até o nono ano é uma meta e que é possível de ser cumprida porque a cidade de Nova Lima tem recursos”, pontuou Jesus.

Ainda na área de educação, o vereador aponta que pretende criar um 14º salário para os profissionais que trabalham em escolas que vierem a atingir a  meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Saneamento básico

Durante a entrevista, o candidato fez críticas ao serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Na opinião do vereador, o serviço entregue hoje pela empresa não atende satisfatoriamente a população de Nova Lima. Como proposta, Wesley afirma que pretende construir três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no município.  

“A Copasa não detém com por cento do tratamento de esgoto. Ela só detém o tratamento de esgoto da MG-030 e da BR-040. A parte central, a área sede da cidade não é tratada e nós estamos deixando esse esgoto diretamente no rio das Velhas. Nós precisamos construir,  sem  sombras de dúvida nenhuma, essas estações para atender o centro de Nova Lima. E fazer com que a Copasa, que não tem entregue um serviço de qualidade, venha fazer o papel para o qual ela é paga para fazer”, afirma.

Plano Diretor

Apoiado pelo atual prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), na disputa pelo executivo municipal, Wesley afirma que pretende dar continuidade às políticas implantadas. Em relação ao Plano Diretor que deveria ter sido revisado em 2017 – dez anos após a sua criação –, O candidato do DEM refutou que tenha havido falta de interesse da atual gestão para prosseguir com a revisão e disse que na verdade precisou-se estabelecer prioridades.

“O atual governo teve algumas prioridades para arrumar a casa. Fez o papel dele, arrumou a casa e tem hoje no município de Nova Lima pouco mais de R$ 300 milhões. Não é dinheiro que está lá acumulado, é dinheiro pré-estabelecido que estão em execução e obras que estão planejadas para serem executadas em um governo de continuidade. O Plano Diretor não era prioridade para a atual gestão e, sem sombra de dúvidas será a prioridade para a próxima gestão”, explicou.