NATAÇÃO

De fã a algoz: nadador de Singapura que bateu Phelps foi tiete em 2008

Joseph Schooling fez história nesta sexta-feira (12) ao vencer o ídolo norte-americano

Michael Phelps e Joseph Schooling foram rivais na piscina oito anos depois do primeiro encontro | Foto: Reprodução/Twitter
PUBLICADO EM 12/08/16 - 23h46

Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, um garotinho de 13 anos de Singapura pediu ao seu ídolo Michael Phelps para tirar uma simples fotografia. Carismático, o nadador não titubeou e registrou o encontro com o menino.

Oito anos mais tarde, o superastro norte-americano não poderia imaginar que ele fosse reencontrar o garotinho de Singapura, dessa vez, dentro da piscina, valendo uma medalha na Rio-2016, em uma prova dos 100 metros borboleta.

O menino da foto é Joseph Schooling que fez história na noite desta sexta-feira (12), no Rio de Janeiro, ao bater seu ídolo Michael Phelps completando a distância com o tempo 50,39 s. O cingapuriano ficou 75 centésimos à frente do americano. 

FOTO: Odd Andersen / AFP
Phelps não conseguiu sua 23ª medalha de ouro contra antigo tiete

Apesar do feito, Schooling não parecia muito impressionado. "Foi tudo bem. Eu me senti nadando em uma manhã normal, nada especial. Eu segurei um pouco, não nadei meu máximo. Me poupei para a noite, vamos ver o que posso fazer", afirmou após a prova.

Schooling, que tinha estabelecido o melhor tempo das séries e das semifinais, já havia levado o bronze no Mundial de Kazan-2015. A prova foi tão apertada que, pela primeira vez na história das Olimpíadas, três nadadores dividiram o segundo lugar: Phelps, o sul-africano Chad Le Clos e o húngaro Laszlo Cseh, todos exatamente com o mesmo tempo.