Tempo de Bike

Executivos de Uberlândia pedalam para escapar do estresse diário

Fazendo trilhas três vezes por semana, em meio a natureza eles encontram inspiração para projetos das empresas, aprendem a se preocupar mais com o meio ambiente e, além disso, melhoram a qualidade de vida

PUBLICADO EM 29/10/16 - 14h17

Depois do término do expediente, muitas vezes cansativo, alguns executivos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se reúnem para pedalar juntos. O objetivo é deixar para trás o estresse diário de manter uma empresa, o sedentarismo e manter hábitos mais saudáveis. Os empresários pedalam fazendo trilhas na cidade. Em meio a natureza encontram inspiração para projetos das empresas, aprendem a se preocupar mais com o meio ambiente e, além disso, melhoram suas qualidade de vida.

As trilhas acontecem nas terças e quintas às 19h e aos sábados às 15h, geralmente em Uberlândia mesmo ou em cidades próximas. Nos dias de semana a pedalada costuma durar no máximo 3  horas, já aos sábados são de 5 a 7 horas pedalando. Os passeios são organizados pelo empresário Aloísio Gomes junto com outras cinco pessoas que trabalham com ele na loja Ciclopeças Bike que fica na cidade.

“Eu faço trilhas desde 1986 e o grupo foi crescendo porque um amigo foi chamando o outro e assim foi formando a turma. Eu acredito que pedalar faz um bem muito grande para as pessoas. Naquele momento da trilha você, além de estar fazendo um exercício físico, entra em contato com a natureza e tudo aquilo que mais te estressa você acaba esquecendo. Além disso, cria-se um ciclo de amizade que é muito positivo”, afirma Gomes.  Segundo ele, as trilhas costumam ser feitas com grupos de 30 a 60 pessoas de perfis variados, porém muitos deles, empresários em busca de mais tranqulidade.

O dono da empresa Castro Naves, Alexandre Castro Naves, começou a fazer trilhas há 5 anos e conta que desde que a bicicleta entrou em sua vida, ele resolveu mudar alguns de seus hábitos. “Eu não só comecei a pedalar como fiz uma escolha de ter mais qualidade de vida. Descentralizei o trabalho para não ficar sobrecarregado, mudei meus hábitos alimentares, tive menos estresse e esse conjunto de ações me fizeram ter um equilíbrio bem maior”, afirmou o empresário.

Outro empresário que também participa das trilhas é Felipe Calixto, diretor presidente da empresa Sankhya que há 10 anos trocou as partidas de futebol pelas pedaladas. “Essa interação com a natureza é algo sensacional. A gente acaba conversando muito e tendo inspiração para muitas ideias para nossas empresas. Além disso, esse contato com o meio ambiente nos desperta para a questão da sustentabilidade e também do cuidado com o verde. Em meio as trilhas nos recolhemos o lixo do caminho. E quando encontramos lixões a céu aberto ou locais com despejo, nós comunicamos a prefeitura”, contou Calixto.

Ainda segundo ele, a paixão pela bicicleta já é tanta que ele pensa em colocar um bicicletário em sua empresa, além de vestiários para que os funcionários possam usar a bike como veículo de transporte. “Pedalar faz muito bem, além de trazer uma qualidade de vida melhor, nos dá uma energia incrível. Eu vejo que passo o dia de uma forma diferente após o pedal”, conclui.