Entrevista

A arte da saúde sob a perspectiva tradicional

Instituição tem o objetivo de ensinar e divulgar a medicina tradicional da região do Tibete e dos Himalaias

Ter, 18/06/19 - 03h00
“O estilo de vida moderno tem levado ao aumento de casos de diabetes”

O médico Nida Chenagtsang, nascido no Tibete, fundou a Sorig Khang International (SKY), instituição com o objetivo de ensinar e divulgar pelo mundo a medicina tradicional da região do Tibete e dos Himalaias.

Gostaria que o senhor falasse sobre a ciência de cura praticada no Himalaia conhecida como Sowa Rigpa, ou Sorig.

Sowa Rigpa significa “ciência curativa”, bem como “nutrição da consciência”. Esse duplo sentido está ligado ao objetivo da medicina do Himalaia de realizar o equilíbrio relativo e absoluto. Esse é um sistema médico tradicional, cujas raízes remontam há mais de 2.000 anos. Sua autenticidade foi preservada integralmente até hoje por meio de uma linhagem pura de transmissão. Ela utiliza a análise do pulso e da urina, propõe mudança de comportamento e da dieta, medicamentos naturais feitos de ervas e minerais e terapias externas, como massagem, aplicação de óleo e exercícios físicos, mais especificamente o Nejang, ou ioga tibetana, para tratar doenças.

Que programas de educação a Sorig oferece?

Estudamos os quatro tantras, que são a obra básica da medicina tibetana, formulada por Yuthok Yontan Gonpo, iogue ngakpa, fundador da medicina tradicional tibetana e mestre espiritual iluminado. E ainda a análise do pulso, da urina, a tipologia e elemento (éter, ar ou vento, terra, fogo, água) predominante em cada indivíduo. Com base nesse exame inicial, prescrevemos mudanças na alimentação e no estilo de vida e, se necessário, o uso de medicamentos fitoterápicos. Em certos casos, a indicação é a medicina tradicional.

Um elemento importante da Sowa Rigpa é o Yuthok Nyingthig. O que é isso?

É um ciclo não sectário de práticas budistas composto (ou redescoberto) por Yuthok, que leva os praticantes a vivenciar a união entre medicina e espiritualidade. Sua bênção é a rápida realização, projetada para o mundo acelerado de hoje e profetizada por ele no século XII. Como prática budista Vajrayana, esse ciclo contém um ensino completo das tradições Nyingma e Sarma. Os ensinamentos dessa abordagem espiritual incluem a prática de cura do buda da medicina, visualizações, meditação e prostração, que na minha opinião é uma ioga “tutti in uno”, ou seja, um exercício completo. Em sua omnisciência, Yuthok previu que, em tempos futuros, as pessoas enfrentariam muitos obstáculos em sua prática espiritual. Por isso, registrou para a posteridade uma série de ensinamentos com várias versões e níveis adequados para alunos de diversas capacidades. Com métodos concisos e bênçãos imediatas, é a prática perfeita para as pessoas superatarefadas do mundo moderno. Suas técnicas desenvolvem a intuição e a capacidade de cura junto com o cultivo da sabedoria e da compaixão. É uma prática muito importante, que potencializa a capacidade de curar doenças físicas, energéticas, mentais e emocionais.

O que significa “chudlen”?

Trata-se de uma prática de rejuvenescimento que tira do ambiente a nutrição essencial ao bem-estar e à saúde física, mental e emocional. Literalmente, “chudlen” significa “extrair a essência”. Existem alimentos e ervas que ajudam na desintoxicação e no rejuvenescimento, além de práticas de meditação e tratamentos com base na tipologia e constituição física individual. O açúcar mascavo, a manteiga feita no outono, a calcita, o mel, as sementes de junípero, rododendro, artemísia, cravo, canela, cardamomo, açafrão e noz-moscada são muito eficientes. Frutas e especiarias, como romã, gengibre, uva, noz-moscada, pimenta, certos minerais, sementes, dente-de-leão, funcho e óleo de coco, são muito utilizadas.

Que dicas o senhor dá para os brasileiros?

O Brasil é um dos países que mais têm se desenvolvido, e as pessoas têm vivenciado muito estresse, ansiedade e depressão. A Sorig oferece alternativas naturais que permitem o relaxamento, a liberação da ansiedade e a consciência corporal. O estilo de vida moderno tem levado ao aumento de casos de diabetes e câncer. Oferecemos técnicas que previnem as doenças metabólicas e cardiovasculares, psicológicas, mentais e espirituais.

A jornalista Ana Elizabeth Diniz escreve neste espaço às terças-feiras. E-mail: anabethdiniz@gmail.com

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Prevenção
Fim da parceria
Preocupante
Mais tempo
Novidade
Alerta
Curiosidade
Salão de Frankfurt
Alerta
Pesquisa