Mistério de 30 anos

Grupo descobre como telefones no formato de Garfield apareciam em praias

Durante quase três décadas, pedaços de aparelhos surgiam, eventualmente, na costa da França - aparentemente sem explicação

Qui, 28/03/19 - 16h42
Peças de telefones plásticos 'Garfield' são exibidas na praia em Plouarzel, oeste da França, após serem recolhidas de uma caverna marítima por ativistas ambientais | Foto: Fred TANNEAU / AFP

Por mais de 30 anos, pedaços de telefones em forma do gato Garfield apareceram nas praias da Bretanha (oeste da França). O mistério acaba de ser resolvido com a descoberta de um contêiner afundado na costa.

"Descobrimos uma caverna de 30 metros de profundidade, e bem no fundo estavam os restos de um contêiner", explicou nesta quinta-feira à AFP Claire Simonin, presidente da associação Ar Viltansoù, responsável pela limpeza das praias da região. 

"Nossa associação existe há 18 anos e, desde que foi criada, encontramos em praticamente todas as limpezas pedaços de telefones Garfield", o famoso gato laranja criado pelo cartunista americano Jim Davis em 1978, explicou Simonin.

Simonin disse que recentemente recolheu o testemunho de um morador local que contou que no início dos anos 80 ele havia descoberto um contêiner cheio de telefones do Garfield.

O homem indicou o lugar, uma caverna submersa. Simonin então organizou uma expedição que resultou na descoberta.

Ainda assim, falta detalhes da história.

"Nós não temos ideia do que aconteceu naquela época, de onde veio, de que barco... Não sabemos se vários contêineres caíram na água ou apenas um", disse Fabien Boileau, diretor do Parque Natural Marinho de Iroise, que também visitou a caverna.

De acordo com o World Shipping Council (WSC), a associação de armadores de contêineres internacional, 1.390 contêineres caíram no mar em 2017, uma estimativa que estaria abaixo da realidade por incidentes deliberadamente ocultados.

O jornalista francês Thomas Baïetto lembrou em um gif no Twitter como o telefone funcionava: os olhos do gatinho se abriam quando o telefone era atendido:

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.