Higiene

Cadeirinha de bebê tem duas vezes mais germes que banheiro 

Estudo encontra em assentos infantis bactérias que levam a intoxicações

Seg, 08/09/14 - 03h00
Limpeza. Para evitar a contaminação por bactérias nos assentos infantis, a recomendação é a higienização das cadeirinhas | Foto: nhtsa/divulgação

As cadeirinhas de bebês que ficam dentro dos carros têm duas vezes mais germes do que um vaso sanitário. A partir do material colhido de esfregaços em 2.000 veículos do Reino Unido, cientistas da Universidade de Birmingham descobriram uma média de cem tipos de fungos e bactérias nas cadeirinhas, contra uma média de 50 tipos encontrados em privadas.

A “lambança” é feita tanto por adultos, que deixam acumular restos de lixo dentro dos carros, como pelas crianças. “A falta de coordenação, aliada aos desejos de brincadeiras, faz com que os alimentos sejam jogados, em grande parte, no chão e nas cadeirinhas. Fraldas não muito bem-colocadas, roupas muitas vezes contaminadas, falta de uma higienização adequada, tudo isso é a receita de uma contaminação dessas cadeirinhas”, alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o “Dr. Bactéria”.

Segundo ele, os germes encontrados nas cadeirinhas de bebê podem causar problemas graves para os pequenos. “Em cadeirões, já foram encontradas Staphylococcus aureus, causadores de intoxicações alimentares, feridas com pus, furúnculos, sinusite e conjuntivite, entre outras. Já a Escherichia colli é indicadora de contaminação fecal, o que pode trazer diarreias e indicar a presença de enterovírus, que poderiam levar a processos diarreicos”, diz.

Higienização. Para evitar esses problemas, a solução é simples: limpeza. Com materiais baratos, como detergente, água sanitária e água limpa, é possível higienizar adequadamente as cadeiras onde se sentam as crianças (veja infografia). “Nas cadeiras de refeição, (a limpeza) deve ser feita pós cada refeição. No caso de cadeiras de veículos, uma vez por semana ou diariamente, dependendo da sujeira”, recomenda o doutor.

Reforço. Empresas especializadas oferecem o serviço de higienização de artigos para bebês e crianças. Em Belo Horizonte, a lavagem de uma cadeirinha sai por R$ 65 na BBzin. “Na maioria das vezes, os produtos são desmontados e lavados com água, além de sabão neutro, antialérgico, bactericida e fungicida. Quando os produtos não podem ser imersos na água, são lavados a vapor”, conta Mônica Roberti Alves, responsável pela loja.

Lá também são higienizados carrinhos, berços, brinquedos, cercadinhos, bebês-conforto e outros artigos infantis.

Flash

Sem saber. A pesquisa inglesa revelou que 60% dos motoristas não sabem os riscos que a sujeira dos carros pode apresentar para si e para os passageiros.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.