SONHO REALIZADO

Casal realiza aventura de 4 anos pelo mundo a bordo de motorhome

Os mineiros Sinval e Cláudia abandonarm empregos, venderam apartamento, deixam família e se lançam ao destino de viajantes, a partir de domingo

Por Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2015 | 11:55
 
 
Portal - Do dia - Contagem MGJuntos ao fim do mundo Casal viaja de motorhome pelo mundo Na foto: Silvan Jardim e Claudinha CaetanoFOTO: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO 27.5.2015 Foto: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO

Quem nunca sonhou em largar tudo e sair pelo mundo viajando? Cruzar os continentes apenas com o necessário, conhecer culturas diferentes, gente do mundo todo e, tudo isso, sem data para voltar. A partir deste domingo (31), o casal Silvan e a Cláudia se preparam para materializar esse desejo. Passarão os próximos quatro anos na estrada e esperam chegar a lugares tão distantes como o Alasca. Sempre a bordo de seu motorhome. 

Aos 59 anos, Silvan Luciano e Cláudia Caetano, 44 anos, juntos há 16, sempre tiveram em comum a vontade de realizar uma grande aventura, e chegaram à conclusão de que tem que ser agora. "Se fossemos esperar ficar mais velhos, talvez essa viagem não acontecesse", diz Silvan. E o que move, afinal, o casal para se lançar nessa empreitada? "A sensação de não termos pressa para conhecermos os lugares e que teremos tempo para conhecermos as pessoas", responde.

Para colocar o plano em prática, a primeira coisa foi exercitar a abnegação. Proprietários de um apartamento de 180 m2, venderam. Uma motocicleta Harley - "que era nossa paixão também" -  foi vendida. Tudo para levantar recursos para bancar não apenas os custos inicias da viagem, mas para contar com uma reserva que os mantenha durante os próximos anos.

"Sou aposentado, mas trabalhava com consultoria em geotecnia, a Claudinha largou um emprego de 22 anos. Mas o desapego maior será ficar longe de nossos familiares e amigos", reconhece Silvan, pai de um rapaz do primeiro casamento e avô de um garoto de um ano. "Mas nosso motorhome comporta até cinco pessoas e já está combinado que eles irão nos encontrar sempre que possível para matar a saudade", resigna-se.

"Por incrível que pareça, conseguiremos viver com 1/4 que ganhávamos trabalhando, não teremos custo com estadia e procuraremos fazer todas nossas refeições no motorhome", calcula. Os dois fizeram um bom plano-viagem de saúde e garantem que seguirão uma planilha de custo. "Tudo será anotado para que tenhamos controle do gasto diário planejado", programa ele.

A preparação incluiu, ainda, exames rigorosos e até cirurgias. "Claudinha retirou a vesícula porque haviam duas pedrinhas que poderiam dar problema durante a viagem e eu fiz uma de hérnia de hiato para corrigir problemas de refluxo", conta.

A principal meta do casal  é conhecer todas as maravilhas das Américas, bem como as origens dos povos latino americanos, incas, astecas e maias. "Voltaremos a Patagônia e subiremos até o Alasca", planeja. A partir da Flórida, eles mandam motorhome  de navio para a Europa, onde aguardarão na casa de amigos, em Portugal. Depois, novamente de navio para a África do Sul, novamente de navio para Austrália e, finalmente, para a Argentina.

"Nosso roteiro foi traçado depois de muito planejamento, onde baseamos principalmente em conhecer as maravilhas da natureza, muita pesquisa pela internet e troca de informações com outros overlanders", conta ele.

Segurança é critério relevante para manter os dois na estrada. Pretendem viajar somente durante o dia e o roteiro será baseado em informações de locais. Além, claro, de zelar com regularidade pela manutenção do mortorhome.

O carro tem que ser bastante confiável e com todos os equipamentos necessários para  proporcionar conforto e bem-estar.  Para tanto, duas placas fotovoltaicas foram instaladas no veículo para gerar energia para as baterias, um gerador a gasolina, guincho  e aquecedor a diesel para baixas temperaturas. O carro tem até uma pequena garagem, na qual levam uma  motocicleta  e uma máquina de lavar. A energia vai manter ainda computador, máquinas fotográficas, gps, spot e coisas que seriam usadas numa casa padrão.

Aliás, o motorhome tenta se aproximar o máximo de uma casa "normal". Tem sala de jantar, banheiro, chuveiro, uma cama de hóspedes e um quarto de casal. Tudo muito aconchegante. Nas paradas, é possível estender uma pequena cobertura do lado de fora que serve como uma "área de lazer".

"Nas viagens que fizemos anteriormente, aprendemos que este mundo está aí para ser explorado e que existem muitas pessoas bacanas para conhecermos", assegura. "Basta termos coragem de pegar a estrada sem medo e com a vontade de conhecer o desconhecido".

A jornada poderá ser acompanhada pelo site juntosaofimdomundo.com.br e pelo Facebook.