Total

Cientistas conseguem ‘contar’ número de árvores no mundo

Planeta tem cerca de 3 trilhões de árvores, mas já teve quase o dobro, antes de civilização humana

Por Da Redação
Publicado em 03 de setembro de 2015 | 03:00

Verde. Florestas tropicais, como a Amazônia, respondem por quase metade das árvores do mundo Foto: Alex Almeida/01/09/2007

Cientistas de 15 países se reuniram para responder a uma única pergunta: quantas árvores existem no planeta? E eles conseguiram uma resposta, é claro, aproximada: são cerca de 3,04 trilhões.

Até o momento, a melhor estimativa, feita com imagens de satélite e estimativas, tinha chegado à soma de 400 bilhões de árvores no mundo, ou 61 para cada habitante.

Desta vez, o estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, usou, além das imagens de satélite, inventário das florestas e tecnologias de supercomputadores. Foram coletadas informações sobre mais de 400 mil lotes florestais ao redor do mundo.

Eles puderam então analisar dados nos quais o número de árvores havia sido contado em solo e associar isso a variáveis como clima, solo, topografia e impacto humano. O resultado foi quase oito vezes mais árvores do que antes.

O estudo surgiu depois que a organização Plantas para o Planeta, ligada à Onu, procurou o autor do estudo para saber estimativas sobre quantas árvores existiriam no mundo. O objetivo era dimensionar melhor campanhas para o plantio de grandes quantidades de plantas.

O estudo vai ser publicado na revista científica "Nature" dessa semana. Os pesquisadores também descobriram que a maior parte das árvores (43%) está em regiões tropicais, próximas ao equador.

Dois terços das árvores do mundo também estão concentradas em apenas dez países: Rússia, Canadá, Brasil, EUA, China, República Democrática do Congo, Indonésia, Austrália, Bolívia e México.

Devastação. Mesmo com a imensa população arbórea que temos hoje, as notícias não são boas. De acordo com os pesquisadores, desde que a espécie humana começou seu domínio sobre a Terra, há cerca de 10 mil anos, o número de árvores do planeta caiu 46%. Atualmente, cerca de 15 bilhões de árvores são perdidas anualmente, o que dá 1,3 por habitante.

Humanos

Impacto. De acordo com os pesquisadores, a presença humana é o principal fator para a redução do número de arvores em uma região. Sempre que aumenta o número de cidades, o de árvores cai.