Vida alheia

Instagram faz 5 anos cada vez mais popular entre as redes sociais

Todos os dias, mais de 400 milhões de usuários dão 3,5 bilhões de curtidas

Qui, 08/10/15 - 03h00

Para os amantes de imagens o “Insta” – como é carinhosamente chamada a rede social de fotografias – tem um lugar especial no smartphone dos usuários que já fizeram desta uma das plataformas de maior sucesso no mundo digital. Todos os dias, mais de 400 milhões de usuários postam cerca de 800 milhões de fotos e dão cerca de 3,5 bilhões de curtidas.

Lançada em 6 de outubro de 2010 pelos norte-americanos Kevin Systrom e Mike Krieger, ambos apaixonados por polaroides, a rede social Instagram completou cinco anos nesta terça, cada vez mais famosa e usada por empresas, personalidades e anônimos.

Durante o seu primeiro ano e meio, a plataforma ficou disponível apenas para iPhone e iPad. Após esse período, o aplicativo também pôde ser baixado em outros sistemas operacionais. No entanto, a rede social dedicada a imagens só começou a ser mais utilizada após 2012, quando o Facebook a comprou por mais de US$ 700 milhões.

A plataforma também ganhou destaque graças a seus inúmeros usuários VIPs. Entre eles, o ex-jogador de futebol David Beckham, que começou a participar do app em 2014 para festejar seus 40 anos e se tornou a primeira pessoa a atingir a marca de um 1 milhão de seguidores em apenas um dia.

Rihanna, por outro lado, foi a primeira artista a lançar um teaser de um de seus singles na rede social. E Kim Kardashian compartilhou a foto do seu primeiro beijo com o marido, Kanye West, depois da lua de mel. A socialite norte-americana é a segunda personalidade com maior número de seguidores, 48,2 milhões, perdendo apenas para a cantora Taylor Swift, com 49,8 milhões.

Mas o Instagram não se encerra no universo dos espetáculos. O aplicativo se tornou popular entre líderes políticos, como os presidentes dos Estados Unidos e da França, Barack Obama e François Hollande, respectivamente, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que têm perfil próprio na plataforma.

Essa diversidade de fatores explica, segundo a professora de comunicação digital da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Joana Ziller, como a rede encontrou um ambiente propício para crescer. “A internet tem uma cultura cada vez mais visual, e o Instagram bebe diretamente dessa fonte. Os filtros também tiveram um papel importante, porque não tínhamos a cultura de tirar boas fotos, e eles ajudaram muito”.

Ninguém sabe ao certo por que algo se torna um fenômeno, mas Joana acredita que muito do sucesso da rede também se deve às relações entre pessoas. “Eu estou onde meus amigos estão. Além disso, muitas redes decolam por causa de algumas celebridades que acabam adotando, e as outras pessoas vão seguindo”, afirma.

Ranking
Famosos mais populares do Instagram no Brasil: 
1º Neymar.
O craque tem 32 milhões de seguidores
2º Bruna Marquezine. 10 milhões de pessoas a seguem
3º David Luiz. O craque tem 10 milhões de seguidores
4º Anitta. A funkeira computa 7,8 milhões de seguidores
5º Tatá Werneck. Ela tem 7,5 milhões de seguidores
6º Ivete Sangalo. 7 milhões a seguem
7º Cláudia Leitte. São 6,5 milhões de seguidores
8º Gisele Bündchen. A musa tem 6,3 milhões de seguidores. 
No mundo
1º Taylor Swift. Tem 49, 8 milhões de seguidores 
2º Kim Kardashian. 48,2 milhões
3º Beyonce. 47,4 milhões

Flash
Veja cinco situações de perigo em que os selfies tiveram consequências fatais
.
1) Cair do Taj Mahal;
2) Fazer selfie com pistola
3) Cair da ponte ou de um edifício
4) Ser eletrocutado em trilho de trem
5) Ser derrubado por um touro

Jovem morre ao cair do alto de um prédio

Londres
. Existem muitas formas de morrer, mas, até algum tempo atrás, não seria possível imaginar que tirar selfies poderia ser uma delas. Tirar uma foto de si mesmo subindo no trilho de um trem, ou encostado à borda de um edifício monumental, ou ainda se equilibrando no parapeito de uma ponte, pode ter consequências graves. O site Mashable contabilizou ao menos 12 mortes de pessoas que estavam tirando selfies nos últimos meses. A última foi registrada há alguns dias: segundo informações do jornal britânico “Mirror”, o adolescente russo Andrey Retrovsky caiu de um edifício enquanto se fotografava no ponto mais alto de sua estrutura.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Com agências