Sem limites

Mais da metade dos brasileiros compram por impulso, aponta SPC

Os locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%)

Por Da Redação
Publicado em 30 de junho de 2015 | 13:07
 
 
Com movimento fraco, comércio de BH faz liquidação para atrair o consumidor Foto: MARIELA GUIMARâeS –17.7.2014

Os brasileiros não estão respeitando os limites do próprio bolso na hora de comprar. Segundo um levantamento nacional encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira "Meu Bolso Feliz", mais da metade dos consumidores (53%) das capitais admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.

O levantamento mostra que o percentual é ainda maior entre as mulheres, já que seis em cada dez (57%) das entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras.
Especialistas do SPC Brasil alertam que as compras por impulso são um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário e um impeditivo para que os consumidores tenham uma reserva financeira para lidar com imprevistos ou realizar sonhos.

Quando os entrevistados foram perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo sem haver necessidade, o item mais citado são as roupas (24%), seguidos pelos calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).

Dentre as motivações que mais levam os consumidores a fazer uma compra sem planejamento prévio, o levantamento aponta que a principal delas é a promoção (51%), sobretudo entre a parcela feminina de entrevistados (61%) e indivíduos da classe C (55%). Também foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço (31%), as características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%).

Supermercado e shopping - Os locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%). Para a economista Marcela Kawauti, a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam o porquê de tantos consumidores perderem o controle do orçamento quando visitam esses lugares.

O estudo mostra ainda que na visão dos consumidores entrevistados, as lojas de departamento (28%) e os sites na internet (22%) são as que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando, consequentemente, as compras de itens não considerados tão necessários.

Os especialistas do SPC Brasil argumentam que, geralmente, o consumidor, está em busca da parcela mensal que cabe no bolso, cedendo às compras desnecessárias, sobretudo quando existe a possibilidade de contar com o crédito como um facilitador. 

Veja a pesquisa completa.