Astronomia

Descobertas 12 novas luas na órbita de Júpiter

Um dos novos astros, batizado de Valetudo, se move na direção contrária dos demais

Qua, 18/07/18 - 03h00

Washington. Astrônomos anunciaram nesta terça-feira (17) a descoberta de 12 novas luas na órbita de Júpiter, elevando o número total de satélites do gigante gasoso para 79. O que chamou mais atenção dos cientistas é que uma das novas luas, batizada como Valetudo – em homenagem à bisneta do deus Júpiter na Roma Antiga –, orbita o planeta na direção contrária de muitas outras luas e, por isso, está destinada a se chocar com uma delas. “Valetudo está na contramão da rodovia, então é muito provável que ela colida com esses outros objetos”, explicou Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington.

As novas luas foram descobertas por acaso, durante observações em busca do planeta 9, um corpo celeste maciço cuja existência ainda não foi comprovada, mas que teoricamente explica a trajetória errante de alguns objetos além da órbita de Plutão. Em março do ano passado, Júpiter cruzou as lentes do telescópio e os novos satélites foram observados.

“Aconteceu de Júpiter estar no céu perto dos campos de busca onde procurávamos por objetos extremamente distantes, por isso fomos capazes de olhar as novas luas ao redor de Júpiter, e ao mesmo tempo procurar por planetas nas margens do nosso Sistema Solar”, contou Sheppard.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.