Astronomia

Eclipse da Lua acontece às vésperas dos 50 anos da Apolo 11

Brasil poderá ver o fenômeno – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite

Ter, 16/07/19 - 06h00
Eclipse lunar poderá ser visto no Brasil nesta terça-feira

Cinquenta anos depois do lançamento da missão Apolo 11, em 16 de julho de 1969, a Lua oferecerá nesta terça-feira, 16, um eclipse parcial que poderá ser visto por grande parte da população da Terra. 

O Brasil poderá ver o fenômeno – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite –, que terá duração de cinco horas e 33 minutos. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua – terá início às 17h01 (horário de Brasília) e durará duas horas e 51 minutos.

“O eclipse será visível da África, de uma grande parte da Europa e da Ásia, da parte oriental da América do Sul e da parte ocidental da Austrália”, informou a Royal Astronomical Society (RAS) de Londres em um comunicado.

Privada dos raios do Sol, a Lua escurece e fica numa tonalidade de tijolo porque a atmosfera da Terra desvia os raios vermelhos da luz solar para o cone de sua sombra. 

O eclipse poderá ser visto a olho nu, sem qualquer perigo, diferentemente dos eclipses solares. Este é o último eclipse lunar do ano. O próximo eclipse lunar total visível no Brasil será apenas em maio de 2022.

(2) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
WRV 7:33 AM Jul 17, 2019
Sério que ainda tem gente que acredita que o homem pisou na lua. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
0
Denunciar

WRV 7:32 AM Jul 17, 2019
Sério que ainda tem gente que o homem pisou na lua. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Novidade
Flagrante
Mercado
Estética
Polêmica
Pegando fogo
Queda de braço
#MeuExAbusivo
Debate
Pesquisa